Meu corpo daria um romance rizomático

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Roniê Rodrigues da Silva

Resumo


Este artigo objetiva realizar uma leitura crítica da narrativa Meu corpo daria um romance (1984), do escritor mineiro Herbert Daniel, cuja trama principal conta a história do protagonista Daniel, que após beijar o seu namorado, em uma parada de ônibus na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, vivencia, ao longo de onze minutos, uma série de discursos e olhares homofóbicos. Em nossa análise, buscamos aproximar os processos de subjetivação do personagem ao conceito de rizoma, proposto pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), destacando em nosso exame como Daniel representa um corpo rizomático, enquanto que as cenas protagonizadas pelos demais personagens secundários caracterizam a ideia de organismos tradicionais e sexistas.

Palavras-chave


Meu corpo daria um romance. Rizoma. Filosofia. Literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


DANIEL, H. Meu corpo daria um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2012.

FIGUEIREDO, E. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

FUKS, J. A resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GREEN, J. N; QUINALHA, R. Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e busca da verdade. São Carlos: EduFSCar, 2014.

KUCINSKI, B. K. relato de uma busca. São Paulo: CosacNaify, 2011.

KUCINSKI, B. K. Você vai voltar pra mim e outros contos. São Paulo: CosacNaify, 2014.

LÂREDO, S. Olho de boto. São Paulo: Empíreo, 2015.

PECHSTEIN, I. Passagem para o próximo sonho de Herbert Daniel e seu lugar na literatura brasileira pós-regime militar. In: Spanish and Portuguese Review: The American Association of Teachers of Spanish and Portuguese, 2015.

REZENDE, M. V. Outros cantos. São Paulo: Editora Alfaguara, 2016.

RICŒUR, P. A memória, a história e o esquecimento. Tradução de Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SILVA, L. S. da. A ficção do Eu e do Outro na literatura da homossexualidade. Tese de Doutorado em Letras. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

SOMMER, D. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Tradução de Gláucia Renate Gonçalves e Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.




DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8331

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.