Análise da aplicabilidade da transcendência no recurso de revista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v15i33.17733

Palavras-chave:

Direito processual do trabalho, Recurso de revista, Transcendência, Indicadores

Resumo

Este trabalho objetivou compreender a acepção jurídica e a abrangência dos indicadores de transcendência previstos no art. 896-A, § 1º, incisos I a IV, da CLT. Procurou-se investigar interpretações doutrinárias e jurisprudenciais acerca de cada indicador, buscando identificar o alcance de sua aplicação no ordenamento jurídico. Optou-se pelo método da revisão bibliográfica, tomando obras publicadas a partir do ano de 2018. Para fins de transcendência econômica, entendeu-se que o valor da causa não deve ser interpretado isoladamente, sendo fundamental a análise do caso concreto. Quanto à transcendência política, interpretou-se que esta será considerada nos casos de desrespeito a outras formas não sumuladas de sedimentação da jurisprudência. Para configuração da transcendência social, vislumbrou-se a possibilidade da postulação, inclusive pela parte reclamada, de direito previsto em tratados de direitos humanos ratificados pelo Brasil. Concluiu-se, por seu turno, que uma causa oferece transcendência jurídica quando versa sobre questões antigas ainda não pacificadas pela jurisprudência, inclusive em torno de qualquer legislação aplicável ao direito do trabalho, ainda que pertencente a outro ramo do direito. De modo geral, observou-se, relativamente aos indicadores de transcendência, uma interpretação razoavelmente extensiva, com abrangência superior a da previsão legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frank Aguiar Rodrigues, Uninassau

Doutorando em Direito junto a Instituição Toledo de Ensino: ITE, Mestre em Direito junto ao Centro Universitário Eurípedes de Marília: UNIVEM (2016/2018). Especialista em Direito e Processual do Trabalho junto a Universidade Anhanguera (2010/2011). Bacharel em direito junto a Faculdade do Vale do Itapecuru: FAI (2005/2009). Atualmente, é docente junto ao Centro Universitário Maurício de Nassau UNINASSAU, Teresina PI, nas disciplinas de Direito Administrativo; Constitucional, Trabalho e Processo do Trabalho. Autor de livros e artigos científicos na área do Direito. Pesquisador do Grupo Direitos Fundamentais Sociais DiFuSo (desde 2016). Advogado (desde 2011) com experiência nas áreas: Administrativa, Cível, Constitucional, Consumidor e Trabalhista. Conselheiro junto a Subseção de Caxias - MA. Foi Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Coordenador das Pós - Graduações em Direito, junto ao Centro Universitário Maurício de Nassau UNINASSAU, Teresina PI, Delegado da Escola Superior de Advocacia ESA e Secretário Geral da OAB, junto a Subseção de Caxias - MA. E-mail: frankaguiarrodrigues@hotmail.com

Referências

ALVES, R. F. A transcendência do recurso de revista no TST, após a vigência da Lei no 13.467/2017. [s.l.] Centro Universitário de Brasília, 2019.

ESPINOSA, M. O requisito recursal da transcendência. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 8, n. 203, p. 2–14, 2020.

LEITE, C. H. B. Curso de Direito Processual do Trabalho. 16. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

LIMA, B. L. F. Pressuposto de transcendência do recurso de revista: a inconstitucionalidade do art. 896-A, parágrafo quinto, da CLT. [s.l.] Centro Universitário de Brasília, 2021.

MOREIRA, F. O. G.; PEIXER, L. Princípio da transcendência e os parâmetros do art. 896-A da Consolidação das Leis do Trabalho: (in)viabilização do acesso ao Tribunal Superior do Trabalho. Revista Juris UniToledo, v. 4, n. 4, p. 112–132, 2019.

PAIVA, T. M. L. O pressuposto da transcendência no recurso de revista: reforço do papel do TST ou restrição de acesso à justiça? [s.l.] Instituto Brasiliense de Direito Público, 2020.

PEREIRA, I. F. Transcendência da causa: uma análise do novo pressuposto de admissibilidade do recurso de revista e dos critérios para sua aferição. Ratio Juris. Revista Eletrônica da Graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 3, n. 1, p. 116–133, 2020.

PRITSCH, C. Z. A “transcendência” do recurso de revista: avanço ou retrocesso? Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 18a Região, v. 22, p. 54–73, 2019.

SAMPAIO, P. M. S. Transcendência como mecanismo de filtro recursal: o repensar do papel do Tribunal Superior do Trabalho. [s.l.] Instituto Brasiliense de Direito Público, 2020.

SOUZA, F. S. O pressuposto da transcendência no recurso de revista do Tribunal Superior do Trabalho. [s.l.] Centro Universitário da Serra Gaúcha, 2021.

ZANARDI, A. V. Recurso de revista: a transcendência como pressuposto recursal. [s.l.] Centro Universitário Barão de Mauá, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

Rodrigues, F. A. (2023). Análise da aplicabilidade da transcendência no recurso de revista. Revista Videre, 15(33), 31–50. https://doi.org/10.30612/videre.v15i33.17733

Edição

Seção

Artigos