A inclusão de bebês e crianças bem pequenas em creches: reflexões sobre a garantia de acesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17566

Palavras-chave:

Direitos humanos, educação inclusiva, bebês, crianças bem pequenas, creches

Resumo

Este artigo visa discutir sobre a inclusão de bebês e crianças bem pequenas em creches a partir da educação inclusiva. Os dados aqui levantados se configuram contexto das investigações desenvolvidas num grupo de pesquisa da região Norte, seu objetivo é refletir, no contexto do Brasil, da região Norte e do Pará, o acesso de crianças de 0 a 3 anos, público-alvo da educação especial na rede pública. A pesquisa é de caráter documental, a fonte fundamental são os dados do censo disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP. O levantamento teve como recorte temporal 2012 a 2022. Como resultado, identificamos um aumento no número de matrículas de crianças de 0 a 3 anos no Brasil, na região Norte e, de forma exponencial no estado do Pará. Contudo, nesse mesmo recorte o aumento da oferta em tempo parcial, particularmente no estado do Pará é bastante significativo.

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Biografia do Autor

Amélia Maria Araújo Mesquita, UFPA

UFPA

Miriam Aida da Silva Soares, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2006), possui Especialização em Gestão Escolar. Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação de Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, em Administração de escolas , em Administração de Sistemas Educacionais e Educação Escolar indígena. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB-NEB-UFPA

Maria Paula Ferreira Maia, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/NEB/UFPA (2022-2024), sob a orientação da Prof.ª Dra. Amélia Maria Araújo Mesquita. Professora de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Atuou como formadora do curso Leitura e escrita na Educação Infantil do Pacto Nacional pela Educação na Idade certa – PNAIC. Participou como membro do grupo de Estudos Bebês da Amazônia. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Mesquita, A. M. A., Aida da Silva Soares, M., & Paula Ferreira Maia, M. (2024). A inclusão de bebês e crianças bem pequenas em creches: reflexões sobre a garantia de acesso. Revista Videre, 16(35), 180–200. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17566