A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10130

Palavras-chave:

Patrimônio Arquitetônico. Traços geométricos. Percurso Pedagógico

Resumo

 Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica – PAIC, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com o objetivo de identificar elementos geométricos no Patrimônio Arquitetônico da cidade de Parintins, estado do Amazonas. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa. A construção dos dados foi viabilizada por meio de observação direta, sistemática, e, de registros fotográficos. A análise se deu por meio de uma triangulação dos resultados obtidos, os quais indicam que os traços geométricos identificados no Patrimônio Arquitetônico de Parintins podem constituir um percurso pedagógico que contextualiza o ensino de geometria e valoriza a história da cidade.

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Biografia do Autor

Ezequiel Correa Tavares, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduando em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas - UFPA. Mestra em Educação em Ciências - UEA. Mestra em Estudos Amazônicos - UNAL. Licenciada em Matemática - UFAM. Docente do Colegiado de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Tavares, E. C., & Costa, L. de F. M. da. (2020). A Geometria do patrimônio arquitetônico de Parintins: um possível percurso pedagógico. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 184–207. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10130

Edição

Seção

Iniciação científica