O curso de arqueologia em São Gabriel da Cachoeira em tempos de pandemia (CESSG/UEA)
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14552Palabras clave:
Ensino de Arqueologia, Pandemia, Novas Tecnologias, UEA.Resumen
a proposta presente nestas páginas consiste em expor como foi operacionalizado, pelo curso de bacharelado em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas no município de São Gabriel da Cachoeira/AM, o desafio de retomar as atividades acadêmicas do semestre 2020/1 com metodologias não presenciais, em função do avanço da pandemia do novo coronavírus na região. A ideia é que, a partir das experiências relatadas, possamos refletir sobre as novas tecnologias no processo de ensino em tempos de pandemia.
Descargas
Citas
CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma Introdução à História. 5º ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
COSTA, Diogo Menezes. Arqueologia Histórica Amazônida: entre sínteses e perspectivas. Revista de Arqueologia, v. 30, n. 1, p. 154-174, 2017.
LIMA, Helena Pinto. Análises cerâmicas na arqueologia amazônica: contribuições da Amazônia Central a uma longa trajetória de discussões. Revista de Arqueologia, v. 28, n. 1, p. 3-29, 2015.
OLIVEIRA, Vitor Lins. O ofício do historiador nos tempos de pandemia do coronavírus. XIX Encontro de História da ANPUH/RIO. História do Futuro: ensino, pesquisa e divulgação científica, Rio de Janeiro, 21-25 de setembro de 2020.
PEREIRA, Edithe. O Museu Goeldi e a pesquisa arqueológica: um panorama dos últimos dezessete anos (1991-2008). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Pará, v. 4, n. 1, p. 171-190, jan./abr. de 2009.
SILVA FILHO, Eduardo Gomes da. Práticas inovadoras de ensino de história na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima: novos desafios em tempos de COVID-19. Revista Manduarisawa, Manaus, v. 4, n. 2, p. 33-42, 2020.
URBAN, Ana Cláudia, LUPORINI, Tereza Jussara. Aprender e ensinar História nos anos iniciais e finais. São Paulo: Cortez, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.