Desdobramentos da Pandemia Covid: 19 na educação formal: uma análise da unidade afeto-cognição
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.13943Palabras clave:
Atividade Pedagógica. Ensino remoto. COVID-19.Resumen
O objetivo deste estudo é explicitar contradições históricas e condições necessárias para o desenvolvimento humano no enfrentamento aos desdobramentos do distanciamento físico na educação formal a partir das vivências de estudantes do ensino superior público, durante a pandemia da Covid-19. O enfoque histórico-cultural fundamenta o estudo no campo da educação, problematizam-se as contradições históricas na educação brasileira, a implantação do ensino remoto na escolarização, assim como são apresentados os princípios do sistema de ações conscientes na atividade pedagógica, considerados a base teórico-prática para o ensino devidamente organizado e promotor do desenvolvimento do psiquismo. Defendemos a tese que para a promoção do desenvolvimento dos participantes, há de se considerar a unidade afeto-cognição que contemple as necessidades objetivas e subjetivas dos sujeitos. Consideramos que para a efetividade do desenvolvimento psiquismo dos participantes dos processos educativos deva-se contemplar a formação profissional que desenvolva a consciência do professor sobre: a) sua função social na sociedade de classes, b) a importância do ensino devidamente organizado, c) as relações sociais fundamentadas em processos colaborativos e coletivos, d) a relevância da historicidade do objeto real de estudo enquanto direito de todos ao acesso à produção humana. O estudo de campo analisa o relato de estudante do ensino superior que evidencia a dialética afeto-cognição e o drama vivido no primeiro semestre de 2020 com as transformações pedagógicas emergenciais.
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