Trabalhadoras rurais, vulnerabilidade social e participação: atualidade da pedagogia freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15193

Palavras-chave:

Trabalhadoras rurais, Vulnerabilidade social., Pedagogía Freireana/Educación Popular, Participação

Resumo

O ensaio discute o papel da pedagogia de Paulo Freire enquanto principal base da Educação Popular presente nas lutas das trabalhadoras rurais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (SINTRAF), contra os processos de desigualdade/exclusão implicados a vulnerabilidade social no meio rural do município de Serrinha, Território do Sisal baiano. Ele tomou como referência autoras/es como Butto e Hora (2008), Franco (2018), Freire (1987), Nascimento (2009,2020), Vigene e Oliveira (2005), entre outras/os. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, de base sociológica e educacional, tomando como referências uma dissertação, uma tese, um webnário, livros e artigos. Ele conclui destacando que ainda que localizada, as lutas e as conquistas das trabalhadoras rurais apontam para a relevância da pedagogia freireana base fundamental da Educação Popular, na construção de espaços contra-hegemônicos a lógica de exclusão e das vulnerabilidades decorrentes do sistema capitalista.

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Biografia do Autor

Telma Batista Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995) . Mestra em Educação e
Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Doutora em Família na Sociedade
Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL. É professora assistente da Universidade do
Estado da Bahia, exercendo a docência dos componentes Currículos, Educação do Campo e Estágio
Supervisionado no Departamento de Educação - Campus XI -  Serrinha-BA. Membro do Grupo de Pesquisa
Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) e Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão
em Geografia e Educação (LEPEGE), UNEB/Campus XI.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
teoria geral Curricular, práticas pedagógicas e temas relacionados a educação e participação, família e
empoderamento de trabalhadoras rurais/agriculoras familiares no contexto das organizações camponesas do
Território do Sisal baiano.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Nascimento, T. B. (2023). Trabalhadoras rurais, vulnerabilidade social e participação: atualidade da pedagogia freireana. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 157–172. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15193

Edição

Seção

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS