FEMALE RURAL WORKERS, SOCIAL VULNERABILITY AND PARTICIPATION: PAULO FREIRE’S PEDAGOGY TODAY
DOI:
https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.15193Keywords:
Female Rural workers, Social vulnerability, Participation. Paulo Freire’s Pedagogy/Popular EducationAbstract
This essay discusses the role of Paulo Freire's pedagogy as the main basis of Popular Education present in the struggles of rural workers of the Union of Rural Workers and Family Farmers (SINTRAF), against the processes of inequality/exclusion implied by social vulnerability in the rural environment of the municipality of Serrinha, Bahia's Sisal Territory. It took as reference authors Butto and Hora (2008), Franco (2018), Freire (1987), Nascimento (2009,2020), Vigene and Oliveira (2005), among others. The method used was the bibliographic review, sociological and educational basis, taking as references a dissertation, a thesis, a webinar, books and articles. It concludes by highlighting that even though they are limited, the struggles and achievements of rural workers point to the relevance of Paulo Freire’s pedagogy in the fundamental base of Popular Education, in the construction of counter-hegemonic spaces the logic of exclusion and vulnerabilities arising from the capitalist system.
Downloads
References
BIANCHI, J. J. P. Sobre a noção de currículo. In: A educação e o tempo: três ensaios sobre a história do currículo escolar. Piracicaba: UNIMEP, 2001.
BORDENAVE, Juan E. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BUTTO, A.; HORA, K. E. Mulheres e Reforma Agrária no Brasil. In: LOPES, A. L.; BUTTO, A. Z. [Org]. Mulheres na reforma agrária a experiência recente no Brasil. Brasília: MDA, 2008.
FRANCO, M. A. C. Será o homem a cumeeira da casa? Ou sou dona do meu próprio nariz? Violência contra mulheres rurais na Bahia. 2018 331 p. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Salvador, Ba, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
NASCIMENTO, T. R. B. Dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais na gestão do Sintraf Serrinha. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação na Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.
NASCIMENTO, T. R. B. Trabalhadoras rurais e empoderamento: relações conjugais e convívio familiar de mulheres líderes de sindicato. 2020 367p. Tese (Doutorado). Universidade Católica do Salvador. Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea. Salvador, Ba, 2020.
NASCIMENTO, T. R. B. Trabalhadoras rurais e empoderamento: relações conjugais e convívio familiar de mulheres líderes de sindicato. In: CASTRO, M. G. [Org]. Mulheres rurais [livro eletrônico]. Brasília: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais,2020 (Série Cadernos Flacso).
PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático popular. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001.
PATEMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SANTOS, E. M. C. Associativismo e desenvolvimento: o caso da região Sisaleira da Bahia. Feira de Santana-Ba: UEFS Editora, 2010.
Serviço Educacional Lar e Saúde. Bíblia Sagrada. São Paulo: JUERP/Imprensa Bíblica Brasileira para a língua portuguesa, 1979.
SILVA, J. D. Os desafios para os Direitos Humanos em tempos de Pandemia. Geledés. Disponível em : www.geledes.org.br › os-desafios-para-os-direitos-humanos-em-temp... Consulta em: 31.08.2020.
SOARES, M. T. N.; Nascimento, T. R. B. Vulnerabilidade Social e Inclusão na Contemporaneidade. [S.I]: Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação – CAMPUS XI. [2021]. 04 de junho de 2021. 1 vídeo (1h:43). [Webnar]. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=xw9lh01WFY4. Acesso em: 14 ago 2021.
SILVA, L. X. O estado na visão keynesiana. In: SILVA, L. X. [Org]. Estado e políticas públicas. Coord. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
STROMQUIST, N. La búsqueda del empoderamiento: en qué puede contribuir el campo de la educación. In: LEÓN, M. Poder y empoderamiento de las mujeres. Bogotá: Tercer Mundo Editores; Fondo de Documentación Mujer Y Genero de La Universidad Nacional de Colombia, 1997.
TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. São Paulo: Cortez; Recife: EQUIP; Salvador: UFBA, 2001.
VIGEVANI, T.; OLIVEIRA, M. F. América Latina, vulnerabilidade social e instabilidade na América Latina. In: DUPAS, G. [Coord]. América Latina no século XXI: perspectivas econômicas, sociais e políticas. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista.
Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.