A educação na pandemia: as relações escola e família permeadas pela tecnologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14496

Keywords:

Educação Infantil. Pandemia. Formação de Professores

Abstract

Este artigo foi elaborado a partir de um documento manifesto apresentando as reflexões de um grupo de pesquisa em Educação e Políticas Públicas da Infância. Dado o trágico impacto imposto pela pandemia causada pela Covid-19 em decorrência da suspensão das atividades pedagógicas relacionadas ao ensino presencial, pretende-se discutir o uso dos meios digitais como possibilidade de realização de momentos de aprendizagem, tanto para os alunos e famílias, bem como para os profissionais da educação.  O percurso metodológico utilizado pautou-se no estudo e discussão coletiva de diferentes textos para responder as perguntas emergenciais em tempos de pandemia: como as crianças da primeira infância ficarão no isolamento, em casa? E o papel dos educadores nesse contexto? Como fica a escola com a impossibilidade do acesso pelas crianças e sem tempo previsto para retorno das aulas? O resultado das pesquisas são proposições que possibilitam a reflexão sobre o papel da escola, dos professores, dos gestores e da tecnologia como corresponsáveis pelo atendimento das crianças da primeira infância. Dessa forma, espera-se contribuir com a formação de professores e profissionais da educação que têm como desafio, o ensino remoto emergencial com as crianças da primeira infância.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Cavaletti Toquetão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Ciências Sociais e Mestre em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP), Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR). Coordenadora Pedagógica da Prefeitura de São Paulo. Membro da Equipe Editorial Executiva da Revista Ponto e Vírgula - PUC-SP. Pesquisadora do Grupo Políticas Públicas da Infância - PUC-SP e Linguagem em Atividade no Contexto Escola (LACE – PUC-SP).

Shirlei Nadaluti Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Psicologia da Educação (PUC-SP), Mestre Profissional em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP). Psicopedagoga e Especialista em Docência do Ensino Superior. Professora Titular de SME-SP

Emilia Emilia Cipriano Sanches, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação – Currículo (PUC-SP) e Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos pós-graduados em Educação: Formação de Formadores  (PUC-SP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP). Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais.  Fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil. Presidente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (2020). Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional do Instituto Aprender a Ser. Pedagoga e Assistente Social

References

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

ARROYO, Miguel Gonzalez; SILVA, Maurício Roberto da (Orgs.). Corpo infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.

ARROYO, Miguel. Um professor em contato com as crianças é obrigado a se repensar. Revista Aliança Brasileira pela Educação. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/miguel-arroyo-um-professor-em-contato-com-as-criancas-e-obrigado-a-se-repensar Entrevista concedida em 22/04/20219. Acesso em: 02/05/2020.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: desafios para a prática pedagógica. In: Candau, Vera Maria; Moreira, Antonio Flávio. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

_______, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olha D’Água, 1997.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. São Paulo, Vozes, 1999.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e princípios básicos: uma entrevista com Loris Malaguzzi. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. V. 2. Porto Alegre: Penso, 2016.

MONTEIRO, Shirlei Nadaluti. A primeira infância e a escola - concepção de criança, infância e de escola: uma construção histórica. In: SANCHES, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro; TOQUETÃO, Sandra Cavaletti; OLIVEIRA, Fernanda Souza de. (Orgs.) Achados de pesquisa na educação da infância. Campinas, S.P.: Pontes Editores, 2019.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2020). Disponível em: https://www.who.int/eportuguese/publications/pt/. Acesso em: 28 abr. 2020.

SANCHES, Emilia Cipriano. Saberes e afetos do ser professor. São Paulo: Cortez. 2019.

SANCHES, Emilia Cipriano; TOQUETÃO, Sandra Cavaletti; MONTEIRO, Shirlei Nadaluti (Orgs.). Uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia. Manifesto do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas da Infância- Criando PUC-SP,1 ed. , ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME / COPED, 2019.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015.

Published

2021-07-28

How to Cite

Toquetão, S. C., Monteiro, S. N., & Sanches, E. E. C. (2021). A educação na pandemia: as relações escola e família permeadas pela tecnologia. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 129–147. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14496

Issue

Section

Dossier 2 - Education in times of pandemic