Aprendizagens da terra nas narrativas das mulheres do Quilombo Mata Cavalo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12867

Palavras-chave:

Mulheres. Resistências. Comunidade Quilombola.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, município de Nossa Senhora do Livramento, estado de Mato Grosso. Como participantes de pesquisa, temos algumas representantes femininas do Quilombo Mata Cavalo. O objetivo foi conhecer as narrativas de aprendizagem de dez mulheres comprometidas com as lutas pelas terras quilombolas, discutindo a terra e o cuidado ambiental. Observamos se estas lutas incluem o cuidado ambiental, e por serem mulheres, como aprendem a conciliar a maternidade com as travessias cotidianas. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa participante, realizando entrevistas e observação com anotações em caderno de campo, gravação de áudio, vídeo e fotografias. Registramos que as principais táticas de resistência estão no reconhecimento do coletivo, na criação de associações e nos processos educativos vivenciados nas mobilizações, manifestações, campanhas e ações coletivas.

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Biografia do Autor

Junia Auxiliadora Santana, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2005). Atualmente é professora - EE TEREZA CONCEIÇÃO DE ARRUDA. Tem experiência na área de Educação, com enfase em geografia e história. Mestre em Educação pelo PPGE/UFMT. Integrante do Grupo de Pesquisa GPEA/UFMT.

Regina Aparecida Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em licenciatura em ciências biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT (2013). É professora do departamento de Educação, Campus Universitário de Rondonópolis, UFMT. E, professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), pesquisando e orientando na área de educação ambiental, educação popular, movimentos sociais, mapa social e políticas públicas. Participa do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). É vice coordenadora do GT 22 - Educação Ambiental - da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Ambiental; Biogeografia; Educação Ambiental, Turismo, Educação e Ensino.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Santana, J. A., Silva, R. A., & Nora, G. D. (2020). Aprendizagens da terra nas narrativas das mulheres do Quilombo Mata Cavalo. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 97–115. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12867

Edição

Seção

Dossiê 1- Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios