Ciclo de Palestras da Conciência Negra no IFMS: Desafios do Enfrentamento ao Racismo na Escola, Durante a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16867Palavras-chave:
Consciência negra, quilombolas, resistência, palestrasResumo
O objetivo do projeto de extensão I Ciclo de Palestras da Consciência Negra do IFMS, I CONEG, aprovado com fomento no edital nº 035/2021 PROEX/IFMS, foi propor reflexões à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, IFMS, e comunidade externa, referente à cultura afro-brasileira e às formas de resistência do povo negro, no estado de Mato Grosso do Sul, por meio de diferentes perspectivas. O projeto se desenvolveu em dois momentos: na primeira etapa, foi realizado o ciclo de palestras quinzenais, com transmissão no canal oficial do Yotube do campus Ponta Porã do IFMS, que reuniu lideranças e intelectuais negros de Mato Grosso do Sul para debater os desafios e conquistas da população negra. Na segunda etapa e culminância do projeto, realizado no mês de novembro do ano de 2021, concomitante com a semana da consciência negra do IFMS, foram realizadas palestras e apresentações culturais com o objetivo de discutir as políticas públicas para a promoção da igualdade racial e reafirmar as lutas e resistências dos povos negros de Mato Grosso do Sul. O projeto foi realizado em parceria com os campi do IFMS de Ponta Porã, Corumbá, Dourados, Jardim e Três Lagoas. No total, foram inscritos 300 participantes na plataforma do evento, com destaque para professores da rede pública de ensino e moradores das comunidades quilombolas de Mato Grosso do Sul. A avaliação do projeto ocorreu no bate-papo do Youtube, durante as palestras, com base no questionário aplicado aos participantes, por meio do qual as comunidades quilombolas manifestaram satisfação com a realização das palestras que envolveram a temática da resistência negra.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Altera a Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Projeto de Lei 2759/19. Apensado ao PL 5995/2019 (Nº Anterior: PLS 155/2017)
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2200814 Acesso em: 07 de março de 2023.
BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005 a.
BRASIL. Relatório de gestão 2003-2006 da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: SEPPIR,2007b.
NIGRO, C. M. C. ; PASSOS, Leandro ; PASSOS, LUANA . Literatura infanto-juvenil e mitologia iorubá: o polêmico orixá Bará Exu.In: Ana Maria Klein; Cláudia Maria Ceneviva Nigro; Monica Abrantes Galindo. (Org.). Cultura Afro-brasileira e racismo - reflexões e práticas a partir dos direitos humanos, literatura e questões de gênero. 1ed.Curitiba: appris, 2017, v. 1, p. 85-100.
PASSOS, Leandro; PASSOS, LUANA . O mundo no black power de Tayó de Kiusam de Oliveira e o cumprimento da Lei 10.639 de 2003. In: Isael José Santana e Michela Mitiko Kato Meneses de Souza. (Org.). Direito e Literatura. 1 ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 153-170.
SANTOS, Elisabete Figueroa, PINTO, Eliane Aparecida Toledo e CHIRINÉA, Andréia Melanda. A Lei n 10.639/03 e o epistemicídio: relações e embates. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 949-967, jul./set. 2018
SOUZA, João Batista Alves de. Comunidades Quilombolas no Mato Grosso do Sul, 2020. (Mapa, Carta Mapa ou Similar)Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: https://totalbooks.com.br/ Cartografias e representações [livro eletrônico] : compêndio da produção do PPGG-UFGD de 2017 a 2020/ organização Charlei Aparecido daSilva. – 1. ed. – Porto Alegre, RS : TotalBooks, 2020.PDF. ISBN 978-65-88393-07-9 1. Atlas 2. Cartografia 3.Geoprocessamento 4.Mapas I. Silva, Charlei Aparecido da. 20-53605 CDD-526
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti, João Batista Alves de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.