Relato de experiência da formação da associação sabores do Cerrado do Assentamento Lagoa Grande, distrito de Itahum, Dourados, Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i2.3281Palavras-chave:
Cerrado, Economia solidária, Geração de rendaResumo
Este trabalho tem como objetivo fazer um breve relato das experiências adquiridas na formação da Associação Sabores do Cerrado, no Assentamento Lagoa Grande, distrito de Itahum, Dourados-MS. Quando percebemos que a renda obtida apenas com o comércio do leite, que até então era a principal fonte de renda, não estava sendo suficiente para manter nossas famílias, decidimos então buscar novas formas de geração de renda. Assim com o apoio da Agraer iniciamos a luta para nos especializarmos e montar nossa associação, que não foi conquistado inicialmente, a mesma só foi formalizada em 2012, após novas parcerias com a EMBRAPA e UFGD, e foi através dos projetos da UFGD que pudemos nos aprimorar, adquirindo conhecimentos necessários para a formação da Associação Sabores do Cerrado. Portanto, com a formação da Associação, conquistamos valores de preservação do cerrado, pois é dele que tiramos de forma sustentável nossa matéria prima para a produção de produtos comercializados pelo grupo, assegurando uma maior fonte de renda para as famílias que integram a associação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Luciana Pogliesi Fernandes, Adonias Joaquim Martins, Jucineis de Souza Araujo, Carla Tais Nevoleti Correia Lima, Shaline Séfara Lopes Fernandes, Zefa Valdivina Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.