Huerto Escolar: caminos agroecológicos y diálogos multidisciplinarios en escuelas municipales de Canaã dos Carajás-PA
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16012Palabras clave:
Olericultura, Producción orgánica, Actividades lúdicas, SostenibilidadResumen
Este trabajo presenta las acciones de extensión universitaria realizadas por la Universidad Federal del Sur y Sudeste de Pará en escuelas de la red municipal de educación primaria y secundaria incluidas en el Proyecto "Horta nas Escolas", ubicadas en el municipio de Canaã dos Carajás – PA . Nos ocupamos, especialmente en este artículo, de la implementación de unidades demostrativas de hortalizas agroecológicas como la lechuga lisa, rizada, americana y morada, rúcula, kale, perejil y cilantro, de forma sostenible y orgánica con el objetivo de brindar a los estudiantes una experiencia multidisciplinaria. experiencia en los laboratorios, con el fin de complementar su enseñanza y aprendizaje. La implementación de las primeras unidades agroecológicas en escuelas municipales tuvo resultados promisorios en relación a la implementación de la educación multidisciplinaria y agroecológica, impactando alrededor de 2.000 estudiantes, 35 docentes de primaria y secundaria, además de 56 estudiantes de educación superior en Agronomía.
Descargas
Citas
ALTIERI, M. Agroecologia - A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.
ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande-RS, v. 4, p. 86- 94, 2000.
AZEVEDO, F. F. Dimensão social da agricultura urbana e periurbana. Mercator (Fortaleza), v. 19, 2020.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2005, 102 p.
DOS SANTOS, M. J. D., AZEVEDO, T. A. O., FREIRE, J. L.O., D. K. L. ARNAUD, D. K. L., REIS, F. L. A. M. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. Holos, v.30, 278-290. 2104.
FREIRE, J. L. O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93 –95, 2000.
FREITAS, H.R., GONÇALVES-GERVÁSIO, R.C.R, MARINHO, C.M., FONSECA, A. S.S., QUIRINO, A.K.S., KERLY XAVIER, K.M.M.S., NASCIMENTO, P.V.P. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE. Revista de Extensão da Univasf, v1. 155-169. 2013.
MENDONÇA, M. M. de. Semeando agroecologia nas cidades. Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 39-41, 2012.
MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.
MUNIZ, V. M.; CARVALHO, A. T. de. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos beneficiários do Programa. Revista de Nutrição, Campinas-SP, v. 20, n. 3, p. 285-296, 2007.
NUNES, L.R, ROTATORI, C., COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambietal. V.9, 1-21. 2020.
SILVA, M. G.; SANTOS, M. L.. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia. Educação em Perspectiva, Viçosa, V. 7, n.2, p.263-282, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jefferson Gandra, Débora dos Santos Cantanhede, Dalila Ferreira da Silva, Sérgio Lucas de Paula, Kassia Ribeiro Ferreira, Juniara Cristina de Souza Lima Prudente, Luzenido Santos Silva, Eldenira Pereira Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.