Horta da Escola: caminhos agroecológicos e diálogos multidisciplinares em escolas municipais de Canaã dos Carajás-PA
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16012Palavras-chave:
Olericultura, Produção orgânica, Atividades lúdicas, SustentabilidadeResumo
Este trabalho apresenta as ações de extensão universitária realizadas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em escolas da rede municipal de ensino fundamental e médio inseridas no Projeto "Horta nas Escolas", localizado no município de Canaã dos Carajás – PA. Tratamos, especialmente neste artigo, sobre a implantação de unidades demonstrativas agroecológicas olerícolas como alface lisa, crespa, americana e roxo, rúcula, couve, salsinha e coentro, de modo sustentável e orgânico com objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência multidisciplinar nos laboratórios, a fim de complementar o ensino e aprendizagem dos mesmos. A implantação das primeiras unidades agroecológicas nas escolas da rede municipal teve resultados promissores em relação a implantação do ensino multidisciplinar e agroecológico, impactando cerca de 2.000 estudantes, 35 professores de ensino fundamental e médio, além de 56 alunos do ensino superior em Agronomia.
Downloads
Referências
ALTIERI, M. Agroecologia - A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.
ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande-RS, v. 4, p. 86- 94, 2000.
AZEVEDO, F. F. Dimensão social da agricultura urbana e periurbana. Mercator (Fortaleza), v. 19, 2020.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2005, 102 p.
DOS SANTOS, M. J. D., AZEVEDO, T. A. O., FREIRE, J. L.O., D. K. L. ARNAUD, D. K. L., REIS, F. L. A. M. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. Holos, v.30, 278-290. 2104.
FREIRE, J. L. O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93 –95, 2000.
FREITAS, H.R., GONÇALVES-GERVÁSIO, R.C.R, MARINHO, C.M., FONSECA, A. S.S., QUIRINO, A.K.S., KERLY XAVIER, K.M.M.S., NASCIMENTO, P.V.P. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE. Revista de Extensão da Univasf, v1. 155-169. 2013.
MENDONÇA, M. M. de. Semeando agroecologia nas cidades. Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 39-41, 2012.
MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.
MUNIZ, V. M.; CARVALHO, A. T. de. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos beneficiários do Programa. Revista de Nutrição, Campinas-SP, v. 20, n. 3, p. 285-296, 2007.
NUNES, L.R, ROTATORI, C., COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambietal. V.9, 1-21. 2020.
SILVA, M. G.; SANTOS, M. L.. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia. Educação em Perspectiva, Viçosa, V. 7, n.2, p.263-282, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jefferson Gandra, Débora dos Santos Cantanhede, Dalila Ferreira da Silva, Sérgio Lucas de Paula, Kassia Ribeiro Ferreira, Juniara Cristina de Souza Lima Prudente, Luzenido Santos Silva, Eldenira Pereira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.