Horta da Escola: caminhos agroecológicos e diálogos multidisciplinares em escolas municipais de Canaã dos Carajás-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16012

Palavras-chave:

Olericultura, Produção orgânica, Atividades lúdicas, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho apresenta as ações de extensão universitária realizadas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em escolas da rede municipal de ensino fundamental e médio inseridas no Projeto "Horta nas Escolas", localizado no município de Canaã dos Carajás – PA. Tratamos, especialmente neste artigo, sobre a implantação de unidades demonstrativas agroecológicas olerícolas como alface lisa, crespa, americana e roxo, rúcula, couve, salsinha e coentro, de modo sustentável e orgânico com objetivo de proporcionar aos alunos uma vivência multidisciplinar nos laboratórios, a fim de complementar o ensino e aprendizagem dos mesmos.  A implantação das primeiras unidades agroecológicas nas escolas da rede municipal teve resultados promissores em relação a implantação do ensino multidisciplinar e agroecológico, impactando cerca de 2.000 estudantes, 35 professores de ensino fundamental e médio, além de 56 alunos do ensino superior em Agronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Ferreira da Silva, Unifesspa

UNIFESSPA - Pará

 

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia - A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.

ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande-RS, v. 4, p. 86- 94, 2000.

AZEVEDO, F. F. Dimensão social da agricultura urbana e periurbana. Mercator (Fortaleza), v. 19, 2020.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2005, 102 p.

DOS SANTOS, M. J. D., AZEVEDO, T. A. O., FREIRE, J. L.O., D. K. L. ARNAUD, D. K. L., REIS, F. L. A. M. Horta escolar agroecológica: incentivadora da aprendizagem e de mudanças de hábitos alimentares no ensino fundamental. Holos, v.30, 278-290. 2104.

FREIRE, J. L. O. Horta escolar: uma estratégia de aprendizagem e construção do cidadão. Cadernos Temáticos, v. 20, p. 93 –95, 2000.

FREITAS, H.R., GONÇALVES-GERVÁSIO, R.C.R, MARINHO, C.M., FONSECA, A. S.S., QUIRINO, A.K.S., KERLY XAVIER, K.M.M.S., NASCIMENTO, P.V.P. Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE. Revista de Extensão da Univasf, v1. 155-169. 2013.

MENDONÇA, M. M. de. Semeando agroecologia nas cidades. Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 39-41, 2012.

MORGADO, F. da S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão. n. 6, p. 1-10, 2008.

MUNIZ, V. M.; CARVALHO, A. T. de. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos beneficiários do Programa. Revista de Nutrição, Campinas-SP, v. 20, n. 3, p. 285-296, 2007.

NUNES, L.R, ROTATORI, C., COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambietal. V.9, 1-21. 2020.

SILVA, M. G.; SANTOS, M. L.. A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia. Educação em Perspectiva, Viçosa, V. 7, n.2, p.263-282, 2016.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Gandra, J., Cantanhede, D. dos S. ., Silva, D. F. da, Paula, S. L. de, Ferreira, K. R., Prudente, J. C. de S. L., … Gomes, E. P. (2022). Horta da Escola: caminhos agroecológicos e diálogos multidisciplinares em escolas municipais de Canaã dos Carajás-PA. RealizAção, 9(17), 76–92. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16012

Edição

Seção

Artigos