Access to the Pedagogy course at UFGD: an analysis of the relationship between basic education and higher education
Keywords:
Access , Quotas , Higher education , PedagogyAbstract
This article aims to identify the characteristics of candidates for the Pedagogy course at UFGD in 2009, 2010 and 2011, with a view to explaining possible changes that may occur in the characteristics of the socioeconomic composition of these subjects, considering the adoption of the social quota system at UFGD. The methodological procedures adopted were bibliographic research and statistical analyses referring to the database available at the UFGD Selection Center. Given the data analyzed, it can be seen that there was no significant variation in the socioeconomic composition of candidates for the Pedagogy course in 2009, 2010 and 2011. It was found that as the years went by, candidates began to acquire more information and purchasing power, but the socioeconomic profile of these candidates did not change.
Downloads
References
ALVAREZ, Luciana. Cai pela metade número de formandos em Pedagogia. Jornal da Tarde. São Paulo, matéria publicada em 2 fev. 2011.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2007.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasil: CNE, 2006.
CUNHA, Luiz Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior – Estado e mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 795-817, out. 2004.
FAED. Projeto pedagógico do curso de pedagogia, licenciatura. Dourados: Faculdade de Educação: Universidade Federal da Grande Dourados, 2007.
FAED. Projeto pedagógico do curso de pedagogia – licenciatura. Dourados: Faculdade de Educação: Universidade Federal da Grande Dourados, 2009.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007
INEP. Evolução da Educação Superior – Graduação: anos 1980/1998. Brasília: INEP, 1999.
INEP. Resumo Técnico: Censo da Educação Superior 2009 Brasília: INEP, 2010.
NEAVE, Guy. Educación Superior: historia y politica. Barcelona: Gedisa, 2001.
PACHECO, Eliezer; RISTOFF, Dilvo Ivo. Educação Superior: Democratizando o Acesso. Avaliação. Campinas; Sorocaba, n.4, p. 9-22, dez. 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 14, n.2, p. 253-266, jul 2009.
UFGD. Lei de Criação. Lei Nº 11.153, de 29 de Julho de 2005. Dispõe sobre a instituição da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, por desmembramento da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, e dá outras providências. Dourados: UFGD, 2005.
UFGD. Processo Seletivo Vestibular da UFGD 2009. Dourados: UFGD, 2011.
UFGD. Reestruturação e Expansão da Universidade Federal da Grande Dourados: REUNI-UFGD. Dourados: UFGD, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Mary Ane Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
