O acesso ao curso de Pedagogia da UFGD: uma análise da relação entre Educação Básica e Educação Superior

Autores/as

  • Mary Ane Souza Faculdade de Educação (FAED)

Palabras clave:

Acesso. Cotas. Educação Superior. Pedagogia.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo identificar as características dos candidatos ao curso de Pedagogia da UFGD, nos anos 2009, 2010 e 2011, com vistas a explicitar possíveis alterações que se verifiquem nas características da composição socioeconômica destes sujeitos, considerando a adoção do sistema de cotas sociais na UFGD. Como procedimentos metodológicos adotaram-se a pesquisa bibliográfica e as análises estatísticas referentes ao banco de dados disponíveis no Centro de Seleção da UFGD. Diante dos dados analisados pode-se perceber que não houve variação significativa na composição socioeconômica dos candidatos ao curso de pedagogia nos anos de 2009, 2010 e 2011. Verificou-se que com o passar dos anos os candidatos passam a adquirir mais informações e poder aquisitivo, porém o perfil socioeconômico desses candidatos não apresenta alterações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mary Ane Souza, Faculdade de Educação (FAED)

Acadêmica do quinto semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Faculdade de Educação (FAED). Participa do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Avaliação da Educação Superior - PAES. Atualmente é voluntária de iniciação cientifica da Universidade Federal da Grande Dourados. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação básica e superior, acesso e educação.

Publicado

2014-03-19

Cómo citar

Souza, M. A. (2014). O acesso ao curso de Pedagogia da UFGD: uma análise da relação entre Educação Básica e Educação Superior. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 1(1), 23–36. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/2060

Número

Sección

Artigos