Ensino de Climatologia: reflexões com docentes do ensino médio de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.17906

Palavras-chave:

Climatologia Geográfica. Geografia. Ensino Médio. Currículo Escolar.

Resumo

Este texto pretende contribuir para o diálogo e para reflexões acerca do ensino de Climatologia Geográfica na Educação Básica, nos Itinerários Formativos do denominado Novo Ensino Médio (NEM). Com esse propósito, o artigo traz elementos coletados na realização de uma atividade de extensão universitária para formação docente na cidade de Rio do Sul (SC), cujo cenário inspira a temática do clima para práticas curriculares na disciplina de Geografia por se tratar de uma região geográfica constantemente acometida por enchentes (RIBEIRO, 2020). Ficou constatado que não há clareza normativa sobre a abordagem da temática do clima para a Geografia no que está estabelecido na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio (BRASIL, 2018). Em seus objetivos específicos, com os resultados da extensão, este trabalho ressalta a importância da temática do clima e da Climatologia Geográfica para a Geografia escolar e na formação docente. A oferta de um Itinerário Formativo com a temática do clima possibilita que a Geografia e áreas afins se apropriem de novas estratégias e metodologias para o trabalho pedagógico no Novo Ensino Médio, inclusive com amparo de ferramentas tecnológicas. Ademais, o estudo também pode ter relevância na cultura de prevenção de riscos e desastres. Embora abrangentes, os seus dados permitem refletir e propor abordagens para a Geografia e para áreas afins na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Andre Vagner Peron de Morais, Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Geografia

Professor de Geografia na Educação Básica desde 2002. Até 2018 trabalhei em escolas da iniciativa privada, principalmente em Florianópolis (SC). Em 2018 assumi como professor efetivo de Geografia (EBTT) no Colégio de Aplicação da UFSC (CA/UFSC), onde trabalho desde então.
Estou desenvolvendo um doutorado em Geografia, desde 2021, na linha de pesquisa em Geografia nos processos educativos, no Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Geografia formado no curso de Pós-Graduação do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná, na área de Analise e Gestão do Meio Ambiente (2003). Aperfeiçoamento pelo Curso de Especialização do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná, na área de Análise e Gestão do Meio Ambiente (2001). Graduação em licenciatura de Geografia pela Faculdade de Educação São Luís (1999).
Tenho experiências em diferentes níveis da educação com o ensino de Geografia. Desenvolvo essa ciência na escola com metodologias ativas, uso de tecnologias e com geotecnologia. De alguma forma ,sempre contemplei esses aspectos em meu trabalho e na produção do conhecimento.
Ao longo da minha experiência no CA/UFSC também tive a oportunidade de ofertar e coordenar cursos de capacitação para o uso do Moodle na educação. Esses cursos ainda ocorrem em projetos de extensão que participo.
A motivação para a carreira docente e acadêmica está em contribuir para que a geografia escolar proporcione cidadania e raciocínio geográfico.

Rosemy da Silva Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Geografia

Prof Dr Rosemy da Silva Nascimento - Professora Titular do Departamento de Geociências (CFH/UFSC), atua nos Cursos de Graduação em Geografia, Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng, Cursos de Mestrado e Doutorado na Linha de Pesquisa Geografia em Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. 

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Publicado

19-07-2024

Como Citar

Morais, A. V. P. de, & Nascimento, R. da S. (2024). Ensino de Climatologia: reflexões com docentes do ensino médio de Santa Catarina. Revista Brasileira De Climatologia, 35(20), 1–21. https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.17906

Edição

Seção

Artigos