Seca como fenômeno geográfico: letramento literário com os estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17737Palavras-chave:
Leitura Literária. Pesquisa-Ação. Ensino da Geografia.Resumo
O artigo propõe analisar como o letramento literário contribui para aprender o fenômeno da seca no ensino da Geografia. A construção do problema da pesquisa se apresentou através das dificuldades que os estudantes manifestaram concernente à compreensão das características e dos impactos relevantes para o entendimento da temática evidenciadas ao longo das aulas. Em termos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa-ação com os estudantes de uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública situada no município de Afogados da Ingazeira – Pernambuco. A pesquisa-ação foi constituída por três sequências didáticas realizadas de maneira contextualizada com os estudantes. Alinhada a essa metodologia, foi proposto o uso do texto literário O Quinze, da escritora Rachel de Queiroz, como principal fonte de investigação dos conhecimentos geográficos. E fazendo uso da abordagem qualitativa, as ações planejadas, desenvolvidas e analisadas valorizaram a participação entre professora-estudantes e estudantes-estudantes, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem mais dinamizador e contextualizado. Dito isso, acreditamos que o uso do letramento literário para o entendimento do fenômeno da seca nas aulas de Geografia demonstra ser mais uma forma de tencionar as diferentes dimensões e os danos socioambientais deflagrados pela seca meteorológica na região do Semiárido brasileiro.
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