Climatology teaching: reflections with high school teachers in the state of Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.17906Keywords:
Geographical Climatology. Geography. High school. School curriculum.Abstract
This paper seeks to promote discussions and reflections about the teaching of Geographical Climatology in Basic Education in the Formative Itineraries from the New High School (NEM). With this goal, this article presents data collected at a university extension program for teacher training in Rio do Sul (SC), a city whose geographical setting inspires the theme of climate for curricular practices in the subject of Geography, as it is located in a geographical region with constant floods (RIBEIRO, 2020). No normative clarity has been found regarding the approach to the topic of climate for Geography in what is established in the field of Applied Human and Social Sciences for High School (BRASIL, 2018). In its specific objectives, with the results of the extension program, this paper highlights the importance of the theme of climate, and of Geographical Climatology for school Geography and teacher training. The offer of a formative itinerary with the theme of climate allows Geography and other related fields to incorporate new strategies and methodologies for the pedagogical work in the New High School, which can be done with the support of technological tools. Furthermore, the study may also be relevant for the development of a culture of preventing risks and disasters. Although comprehensive, the data provided allows us to reflect and propose approaches to Geography and related areas in Basic Education.
Downloads
References
ALLOCA, Robson de Andrade; FIALHO, Edson Soares. Uma experiência no ensino de climatologia escolar. Revista Brasileira de Climatologia, [S.L.], v. 28, ano 17, p. 220-241, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/76300/43223. Acesso em: 12 maio 2024.
ALMEIDA, Cláudia Simone Lemos. A relação entre a geografia escolar e a geografia acadêmica: impactos na formação de professores. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado. Programa em Geografia) - Ciências Exatas e da Terra, Geociências, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Diponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14967/1/Arquivototal.pdf Acesso em: 12 maio 2024.
ALVES, Adriana Olivia. Estratégias de ensino e mobilização dos conteúdos do clima na Geografia Escolar: possibilidades de ação didática por meio de materiais didáticos. Anekumene, [S. L.], n. 4, p. 107-122, 2012. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7542. Acesso em: 12 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. A Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://ifce.edu.br/iguatu/menu/diretoria-de-ensino/novo-ensino-medio/2019-bncc-para-o-ensino-medio.pdf/view. Acesso em: 12 maio 2024.
BRASIL. Insituto Brasileiro de Geografia e Estatítica. Base Cartográficas Contínuas do Brasil. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/basescartograficas/#/home. Acesso em: 12 maio 2024.
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 12 maio 2024.
BRASIL. Portaria no 521, de 13 de julho de 2021. Institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, Edição 131, p. 47, 14 jul. 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-521-de-13-de-julho-de-2021-331876769. Acesso em: 12 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Comissão de Ética em Pesquisa. Ofício Circular no 17/2022/CONEP/SECNS/MS. Orientações acerca do artigo 1o da Resolução CNS no 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/Of%C3%ADcio_Circular_17_SEI_MS_-_25000.094016_2022_10.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB no 3/2018, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf Acesso em: 12 maio 2024.
CASTELLAR, , Sônia Maria Vanzella. Raciocínio geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de Geografia. Revista Signos Geográficos, Goiânia, v. 1 p. 1-20, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59197/33478. Acesso em: 12 maio 2024.
CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues. O ensino das atualidades a partir de demandas curriculares: quais sentidos de conhecimento geográfico escolar estão em disputa?. 2021. Tese (Douturado em Geografia) – Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas, 2021. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164741. Acesso em: 12 maio 2024.
CHARMAZ, Kathy. A Construção da Teoria Fundamentada uma guia prático para análise qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CONTI, José Bueno. Geografia e Climatologia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, v. 5, n. 1, p. 91-95, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123516 123516. Acesso em: 12 maio 2024.
MAIA, Diego Corrêa; SILVA, Sandro Luís Fraga da; CHRISTOFOLETTI, Anderson Luis Hebling. “Como está o tempo hoje”. Uma experiência de ensino de climatologia escolar no ensino médio. Revista Geonorte, [S.L.] , v. 1, n. 5, Edição Especial 2, p. 1-8, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2258/pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
MAIA, Diego Corrêa (org.). Climatologia escolar: saberes e práticas. São Paulo: Editora Unesp, 2018. Disponível em: https://books.scielo.org/id/w4sy5/pdf/maia-9788595462830.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo.. O Estudo Geográfico do Clima. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999.
NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Reducação de risco começa na escola. Youtube, 10 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uiZ13vJ0PS4&list=PL5VkZU6ICeUzWD7XGL_0vDgDuLsrJousj&index=12&ab_channel=RosemydaSilvaNascimento. Acesso em: 12 maio 2024.
NOAA. National Oceanic and Atmospheric Administration. Climate.gov. Climate Literacy: The Essential Principles of Climate Science. Estados Unidos: Global Change, 2009. Disponível em: https://downloads.globalchange.gov/Literacy/climate_literacy_highres_english.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
REINHEIMER, Mariana Maragno. Cultivos transgênicos no Brasil e a inserção do tema na disciplina de Geografia no Ensino Médio. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Folosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215262. Acesso em: 12 maio 2024.
RIBEIRO, Arnaldo de Araújo. Geograficidade – Riscos e desastres em Rio do Sul e Araranguá. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Folosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PGCN0742-T.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.
ROCHA, Geisa Silveira da. Mapa: Localização do município de Rio do Sul e escolas supervisionadas da CRE. [s.n.] Florianópolis, 2022.
SANT’ANNA NETO, , João Lima. Por uma Geografia do Clima - Antecedentes históricos, paradigmas contemporâneos e uma nova razão para um novo conhecimento. Terra Livre, São Paulo, n. 17, p. 49-62, 2o semestre, 2001. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/339/321. Acesso em: 12 maio 2024.
SANT’ANNA NETO, , João Lima. Da Climatologia geográfica à Geografia do Clima - Gênese, paradigmas e aplicações do Clima como fenômeno Geográfico. Revista ANPEGE, São Paulo, v. 4, p. 51-72, 2008. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6599/3599. Acesso em: 12 maio 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 12 maio 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense - Caderno 1 - Disposições Gerais. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2020a. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 12 maio 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Território Catarinense - Caderno 2 - Formação Geral Básica. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2020b. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 12 maio 2024.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Território Catarinense - Caderno 3 - Portfólio de Trilhas de Aprofundamento.Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2020c. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 12 maio 2024.
SPRINGER, Kalina Salaib; NASCIMENTO, Rosemy da Silva. Educação Geográfica nos Currículos Catarinenses: Episteme em evidência (1998 a 2019). Perspectiva, Florianópolis, v. 40, n. 4, p. 1-25, out./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/84140/51773. Acesso em: 12 maio 2024.
STEINKE, Ercília Torres; SILVA, Rafael Furtado da. Principais abordagens das pesquisas sobre o ensino de temas em Climatologia na Geografia Escolar. Revista Brasileira de Climatologia, [S.L.], ano 15, Edição Especial, XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, p. 27-66, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/66726/38761. Acesso em: 12 maio 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença