O Currículo Paulista como instrumento e recurso para o planejamento docente na educação em mudanças climáticas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16808

Palavras-chave:

Ensino., Geociências., Climatologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o tema “Mudanças Climáticas” no Currículo Paulista (CP), verificando as sugestões acerca das propostas de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo do CP para investigar a palavra-chave “Mudanças Climáticas" bem como palavras-chave relacionadas. Estas foram divididas em 5 conjuntos, dos quais se destacou o conjunto 1, concentrado na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nas componentes curriculares de Geografia e Biologia, na 1ª série, evidenciando a tendência à conexão do tema à Educação Ambiental. Os resultados sugerem uma fragmentação e a sensação de finitude, reforçando a necessidade de se buscar propostas didático-pedagógicas que viabilizem que a educação em mudanças climáticas seja trabalhada ao longo do EM e por mais áreas/componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Daniela Resende de Faria, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra – Instituto de Geociências – UNICAMP-SP

Estudante de Doutorado (Ensino e História de Ciências da Terra - UNICAMP). Atuo e desenvolvo pesquisas e estudos na área de Ensino de Mudanças Climáticas. Sou Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP), Pós Graduada em Educação (Universidade Metodista de São Paulo) e Licenciada em Geografia (UNESP, Rio Claro). Estudo e trabalho com Metodologias Ativas e Ensino Híbrido, com uma experiência em sala de aula de mais de 20 anos na Educação Básica, agregando vivências em gestão e coordenação pedagógica, de pessoas e de área (Humanidades e Ensino Bilíngue). Sou autora e revisora de livros didáticos, paradidáticos e coleções, além de diversos objetos de aprendizagem na área de Ciências Humanas em várias instituições, com destaque às obras relacionadas ao ensino de Geografia. Sou fluente na língua inglesa e possuo certificação Cambridge. Maiores informações: https://www.linkedin.com/in/daniela-resende-de-faria-0b698b96/

Guilherme Almussa Leite Torres, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Instituto de Geociências – UNICAMP-SP

Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas (2020). Mestre em Geografia com ênfase em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2022). Atualmente cursa Doutorado em Geografia pela UNICAMP. Possui parceria para colaboração em pesquisa no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura - CEPAGRI. Atua principalmente nos seguintes temas: Mudanças Climáticas, Estatística Climatológica, Agrometeorologia e Manejo de Risco Climático.

Priscila Pereira Coltri, Pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2002), Licenciada em Ciências Agrárias pela USP (2002). Possui especialização em Gerenciamento Ambiental pela USP (2003). Mestre em Agronomia, na área de Fitotecnia pela USP (2006). Foi Bolsista (Modalidade DTI, CNPQ) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui doutorado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O doutorado foi realizado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Fez doutorado sanduíche na Universidade de Rennes 2, França. Foi é bolsista Pós-Doc no exterior (PDE - CNPQ) no "Le Laboratoire des Sciences du Climat et l'Environnement (LSCE)", França (2013). Professor Permanente do Instituto de Geosciências (IG/UNICAMP). Atualmente é Pesquisadora e Diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), UNICAMP. Vice - Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino e Historia de Ciências da Terra (EHCT), do Instituto de Geociências (IG/UNICAMP). Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Agrometeorologia e Modelagem; Mudanças Climáticas; Educação e Comunicação em Climatologia. 

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Publicado

15-07-2023

Como Citar

Resende de Faria, D., Almussa Leite Torres, G., & Pereira Coltri, P. (2023). O Currículo Paulista como instrumento e recurso para o planejamento docente na educação em mudanças climáticas. Revista Brasileira De Climatologia, 33(19), 29–49. https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16808

Edição

Seção

Artigos