O Currículo Paulista como instrumento e recurso para o planejamento docente na educação em mudanças climáticas.
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16808Palavras-chave:
Ensino., Geociências., Climatologia.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o tema “Mudanças Climáticas” no Currículo Paulista (CP), verificando as sugestões acerca das propostas de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo do CP para investigar a palavra-chave “Mudanças Climáticas" bem como palavras-chave relacionadas. Estas foram divididas em 5 conjuntos, dos quais se destacou o conjunto 1, concentrado na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nas componentes curriculares de Geografia e Biologia, na 1ª série, evidenciando a tendência à conexão do tema à Educação Ambiental. Os resultados sugerem uma fragmentação e a sensação de finitude, reforçando a necessidade de se buscar propostas didático-pedagógicas que viabilizem que a educação em mudanças climáticas seja trabalhada ao longo do EM e por mais áreas/componentes curriculares.
Downloads
Referências
ALVES, Jaqueline Querino.; MARTINS, Tássia Joi e ANDRADE, Joana de Jesus. Documentos Normativos e Orientadores da Educação Básica: a nova BNCC e o ensino de Química. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 1, p. 241-268, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n1.13
ARAÚJO, Maria Leorne Aguiar; PONTES, Roberto José Almeida de e SILVA, Emerson Mariano da. O Ensino de Climatologia como Componente Curricular no Ensino Fundamental: Estudo de Caso em Escolas Públicas da Rede Municipal de Maracanaú/CE. Revista Brasileira de Meteorologia, v.36, p. 767-774, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786360045
BACCI, Denise. de La Corte.; JACOBI, Pedro Roberto e SANTOS, Vânia Maria Nunes dos Aprendizagem Social nas Práticas Colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 3, p. 227-243, 2013. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6170825. (Acessado em novembro de 2022).
BACICH, Lilian e HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BARDIN. Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Editora Edições 70, 2016.
BERGDAHL, Lovisa. LANGMANN, Elisabet. Pedagogical publics: Creating sustainable educational environments in times of climate change. European Educational Research Journal, v.21, n.3, p.405-418, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/14749041211005618
BENDER, Willian. N. Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação do. Base Nacional Comum Curricular - versão final. Brasília, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf (Acesso em agosto de 2022).
BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: Editora DVS, 2015. 243 p.
BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf (Acesso em março de 2023)
BUSCH, K. C.; ARDOIN, Nicole.; GRUEHN, Daniel. e STEVENSON, Kathryn. Exploring a theoretical model of climate change action for youth. International Journal of Science Education, v.41, n.17, p. 2389-2409, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1680903
CAVALCANTI, Fábio. e CARVALHO, Celso. do Prado Ferraz de. O Novo Ensino Médio no Estado de São Paulo: a flexibilização como meio de instrumentalização e adequação do currículo. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v.6, n.12, 2021. DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol6n12.7885
CHANG, Chew-Hung. Teaching Climate Change - A Fad or a Necessity? International Research in Geographical and Environmental Education, v.24, n.3, p. 181–183, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/10382046.2015.1043763
CÓSSIO, Maria de Fátima. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1570-1590, 2014. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76632904008 (Acesso: 23/mar/2023)
FARIA, Daniela Resende de; COLTRI, Priscila Pereira. Mudanças climáticas no Ensino Médio: uma proposta de análise de livro didático. IN.: WENCESLAU, E. C. e PONTE, M. L. da. (orgs). Saberes e Práticas: do ensino ao turismo. São José do Rio Preto, SP: Reconecta, 2022, ISBN: 978-65-994536-8-7, p. 35-46. Disponível em https://www.reconectasolucoes.com.br/editora (Acesso em agosto de 2022).
FARIA, Daniela Resende de; RAMOS, Maria Carolina; COLTRI, Priscila Pereira. Sequência didática como estratégia para ensino sobre desafios socioambientais relacionados às mudanças climáticas. Terrae Didática, v. 17, p. e021052, 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667126
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. (2015). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Comentários Críticos. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(2), 2015. DOI: https://doi.org/10.47249/rba.2015.v1.68
HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Editora Penso, 2017. 280 p.
IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change, 2022: Summary for Policymakers [H.-O. Pörtner, D.C. Roberts, E.S. Poloczanska, et al. (eds.)]. In: Climate Change 2022: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press. In Press. Disponível em:https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg2/downloads/report/IPCC_AR6_WGII_SummaryForPolicymakers.pdf (Acesso em setembro de 2022).
MACIEL, Eloisa Antunes e UHMANN, Rosângela Inês Matos. Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular. Práxis Educacional, v. 18, n. 49, p. e10427, 2022.DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10427
MICHETTI, Miqueli. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular. Revista brasileira de ciências sociais, v. 35, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/3510221/2020
MOCHIZUKI, Yoko e BRYAN, Audrey. Climate change education in the context of education for sustainable development: Rationale and principles. Journal of Education for Sustainable Development, v. 9, n. 1, p. 4-26, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0973408215569109
MONROE, Martha. C.; PLATE, Richard. R.; OXARART, Annie.; BOWERS, Alison. e CHAVES, Willandia. A. Identifying effective climate change education strategies: A systematic review of the research. Environmental Education Research, v.25, n.6, p.791-812, 2019.DOI: https://doi.org/10.1080/13504622.2017.1360842
OLIVEIRA, Lucas de; NEIMAN, Zysman. Educação Ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 3, p. 36-52, 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10474
OLIVEIRA, Jéssica Patrícia; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Alfabetização científica em Climatologia: proposta de um livro a partir dos princípios do Design Universal de Aprendizagem (DUA). Terrae Didática, 17 (Publ. Contínua), 1-13, e021019. 2021.DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664831
REID, Alan. Climate change education and research: possibilities and potentials versus problems and perils? Environmental Education Research, v. 25, n. 6, p.767-790, 2019.DOI: https://doi.org/10.1080/13504622.2019.1664075
TORRES, Guilherme Almussa Leite; SÃO JOSÉ, Rafael Vinicius; ZEZZO, Larissa Vieira; OLIVEIRA, Jéssica Patrícia de; COLTRI, Priscila Pereira. O ensino de climatologia a partir do livro didático - perspectivas e propostas alinhadas à climatologia geográfica. Revista Brasileira de Climatologia, v. 27, 2020.DOI: http://dx.doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74829
TRAJBER, Rachel e MOCHIZUKI, Yoko. Climate change education for sustainability in Brazil: A status report. Journal of Education for Sustainable Development, v. 9, n. 1, p. 44-61, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0973408215569113
PERKINS, Krystal. M.; MUNGUIA, Nora.; MOURA-ERASO, Rafael.; DELAKOWITZ, Bernd.; GIANNETTI, Biagio .F.; LIU, Gengyuan.; NURUNNABI, Mohhamad.; WILL, Markus. e VELAZQUEZ, Luis. International perspectives on the pedagogy of climate change. Journal of Cleaner Production, v.200, p.1043-1052, 2018.DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.07.296
SÃO PAULO - Secretaria da Educação do Estado. Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. São Paulo, SE, 2020, 301p. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/. Acesso em julho de 2022.
SÃO PAULO. Deliberação CEE 185/2020. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/Del%20186%202020.pdf Acesso em julho de 2022.
SEIKKULA-LEINO, Jaana.; JÓNSDÓTTIR, Svanborg.R.; HÅKANSSON-LINDQVIST, Marcia.; WESTERBERG, Mats. e ERIKSSON-BERGSTRÖM, Sofia. Responding to Global Challenges through Education: Entrepreneurial, Sustainable, and Pro-Environmental Education in Nordic Teacher Education Curricula. Sustainability, v.13, n.12808. 2021.DOI: doi.org/10.3390/su132212808
SOOBARD, Regina e RANNIKMAE, Miia. Assessing Student's Level of Scientific Literacy Using Interdisciplinary Scenarios. Science Education International, v.22, n.2, p. 133-144, 2011. Disponível em DOI: https://eric.ed.gov/?id=EJ941672
STEINKE, Ercília Torres e SILVA, Rafael Furtado da. Principais abordagens das pesquisas sobre o ensino de temas de Climatologia na Geografia Escolar. Revista Brasileira de Climatologia: Edição especial do XII Simpósio Brasileiro de Climatologia. Ano. 15, n. 25, p. 47-66, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/abclima.v0i0.66726
WEART, Spencer. Rise of interdisciplinary research on climate. Proceedings of the National Academy of Sciences, v.110, n. Supplement 1, p.3657-3664, 2013.DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1107482109
ZEZZO, Larissa Vieira; OLIVEIRA, Jéssica Patrícia; COLTRI, Priscila Pereira. Clima em jogo: uma ferramenta pedagógica para aprendizagem de conceitos em Geociências, com ênfase na Climatologia. Terrae Didática, 16, 1-10, e020003. 2020.DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656203
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença