Dancing with black identities: interlacing between identity, race and black dances

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19268

Keywords:

Black identities, Black dances, Dance teaching, Race

Abstract

The purpose of this work is to analyze the interconnection between identity, race and artistic expressions of Black Dances. With this approach, the structure of the work unfolds into two parts: (1) Identity and race and (2) Identities and Black Dances. From this organization, we examine how the Black Dances are configured as means and ways for the affirmation of black identities in the context of dance teaching in basic education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Leite dos Leite, UFPB

Artista-docente na rede de ensino municipal de João Pessoa, Mestrando no Programa de
Pós-graduação Profissional em Artes - ProfArtes na Universidade Federal da Paraíba (UFPB),
Licenciado em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrante do Grupo de
Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB). Pesquisa sobre: Ensino de Dança Antirracista, o
Corpo Negro na Dança, a relação entre Dança, Identidade e Educação.

Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura, UFPB

Professora Associada I do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB), ministrando aulas para o Curso de Licenciatura em Dança. Doutora em
Educação, na linha de Educação Popular, pela UFPB. Mestre em Letras, na área de Estudos
Literários, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Dança, com habilitação
em Bacharelado e Licenciatura, pela UFV.

References

ACOGNY, Patrick. As Danças Negras ou as Veleidades para uma Redefinição das Práticas das Danças da África. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 131-156, 2017.

ANDREOLI, Giuliano Souza. Por um conceito de danças negras. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 1, p. 6–36, 2021. DOI: 10.5216/ac.v7i1.64256. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/64256. Acesso em: 19 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i1.64256

CARNEIRO. Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo negro, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Portal Geledés, 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/alguns-termos-e-conceitos-presentes-no-debate-sobre-relacoes-raciais-no-brasil-uma-breve-discussao/gclid=Cj0KCQiAgaGgBhC8ARIsAAAyLfHcXG5nijgw9d6kwK6yVJYTIapqarQgClcQh6LjPsbzn-ipdMbIKn0aAkyqEALw_wcB. Acesso em: 19 jan. 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12. ed. 3 reimp. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020.

hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 3ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. A distinção dos dois tipos de maracatus: a invenção de um conceito. Revista Afro-Ásia: Salvador, n. 61, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/29628. Acesso:19 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.9771/aa.v0i61.29628

OLIVEIRA, Victor. Hugo Neves de; SEVERO, Jessica Jesse Félix; PINTO, Thiago Ferreira Reimberg; SANTOS, Wagner Leite dos; SANTOS, Zoelly Cynthia dos. “A coisa tá preta, a coisa tá boa”: aquilombamento no contexto da formação universitária. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.69092. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/69092. Acesso em: 17 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v21.69092

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Global, 2015.

SALGUEIRO, Lais. Dança do Maracatu - Aprendendo suas formas com Mestre Mauricio. Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia , v. 1, n. 40, p. (128-155), Abr, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41779>. Acesso: 26 DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a435

fev. 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 10. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

Published

2025-09-08

How to Cite

Leite, W. L. dos, & Boaventura, M. A. G. (2025). Dancing with black identities: interlacing between identity, race and black dances. Revista Ñanduty, 13(21), 233–253. https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19268