Nhemongueta mboe'roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803

Keywords:

Mulheres kaiowá guarani, Acesso e permanência no ensino superior, Nhemongueta, Pesquisa

Abstract

Esse artigo apresenta uma reflexão a respeito das relações de mulheres kaiowá e guarani com a escola e/ou a universidade. Procurei entender junto com as mulheres da Aldeia Sassoró, município de Tacuru, o que a instituição educacional representa para elas e dialogar sobre as dificuldades enfrentadas por serem mulheres diante de condições como casamento, gravidez e outros fatores apontados por algumas. Os resultados mostram que se algumas estudantes encontram em tais desafios motivos para não continuarem seus estudos, para outras estes fatores são considerados uma inspiração para prosseguir.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luana Lopes Martins, UEMS

Egressa do curso de Ciências Sociais, UEMS, Amambai. Discente do curso de Psicologia, UNIGRAN, Dourados

References

BENITES, Tônico. 2009. A escola na ótica dos ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação de mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SERAGUZA, Lauriene. 2013. Cosmos, corpos e mulheres Kaiowá e Guarani: de Aña a Kuña. Dissertação de mestrado em Antropologia, Universidade Federal da Grande Dourados.

SILVESTRE, Célia Maria Foster. 2011. Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo. 2018. “Povos indígenas e o direito a terra na realidade brasileira”. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, 133:480-500.

Published

2024-07-31

How to Cite

Martins, L. L. (2024). Nhemongueta mboe’roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade. Revista Ñanduty, 12(19), 38–51. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803