Nhemongueta mboe'roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803

Palavras-chave:

Mulheres kaiowá guarani, Acesso e permanência no ensino superior, Nhemongueta, Pesquisa

Resumo

Esse artigo apresenta uma reflexão a respeito das relações de mulheres kaiowá e guarani com a escola e/ou a universidade. Procurei entender junto com as mulheres da Aldeia Sassoró, município de Tacuru, o que a instituição educacional representa para elas e dialogar sobre as dificuldades enfrentadas por serem mulheres diante de condições como casamento, gravidez e outros fatores apontados por algumas. Os resultados mostram que se algumas estudantes encontram em tais desafios motivos para não continuarem seus estudos, para outras estes fatores são considerados uma inspiração para prosseguir.

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Biografia do Autor

Luana Lopes Martins, UEMS

Egressa do curso de Ciências Sociais, UEMS, Amambai. Discente do curso de Psicologia, UNIGRAN, Dourados

Referências

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Martins, L. L. (2024). Nhemongueta mboe’roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade. Revista Ñanduty, 12(19), 38–51. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803