Nhemongueta mboe'roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803

Palabras clave:

Mulheres kaiowá guarani, Acesso e permanência no ensino superior, Nhemongueta, Pesquisa

Resumen

Esse artigo apresenta uma reflexão a respeito das relações de mulheres kaiowá e guarani com a escola e/ou a universidade. Procurei entender junto com as mulheres da Aldeia Sassoró, município de Tacuru, o que a instituição educacional representa para elas e dialogar sobre as dificuldades enfrentadas por serem mulheres diante de condições como casamento, gravidez e outros fatores apontados por algumas. Os resultados mostram que se algumas estudantes encontram em tais desafios motivos para não continuarem seus estudos, para outras estes fatores são considerados uma inspiração para prosseguir.

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Biografía del autor/a

Luana Lopes Martins, UEMS

Egressa do curso de Ciências Sociais, UEMS, Amambai. Discente do curso de Psicologia, UNIGRAN, Dourados

Citas

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Martins, L. L. (2024). Nhemongueta mboe’roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade. Revista Ñanduty, 12(19), 38–51. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803