Nhemongueta mboe'roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803Palabras clave:
Mulheres kaiowá guarani, Acesso e permanência no ensino superior, Nhemongueta, PesquisaResumen
Esse artigo apresenta uma reflexão a respeito das relações de mulheres kaiowá e guarani com a escola e/ou a universidade. Procurei entender junto com as mulheres da Aldeia Sassoró, município de Tacuru, o que a instituição educacional representa para elas e dialogar sobre as dificuldades enfrentadas por serem mulheres diante de condições como casamento, gravidez e outros fatores apontados por algumas. Os resultados mostram que se algumas estudantes encontram em tais desafios motivos para não continuarem seus estudos, para outras estes fatores são considerados uma inspiração para prosseguir.
Descargas
Citas
BENITES, Tônico. 2009. A escola na ótica dos ava Kaiowá: impactos e interpretações indígenas. Dissertação de mestrado em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SERAGUZA, Lauriene. 2013. Cosmos, corpos e mulheres Kaiowá e Guarani: de Aña a Kuña. Dissertação de mestrado em Antropologia, Universidade Federal da Grande Dourados.
SILVESTRE, Célia Maria Foster. 2011. Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo. 2018. “Povos indígenas e o direito a terra na realidade brasileira”. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, 133:480-500.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).