Ecofeminismo, estratégias e práticas de cuidado com a vida: fragmentos de uma narrativa-biográfica enquanto morriam os vampiros de galinhas
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v7i11.11841Palavras-chave:
Ecofeminismos. Epistemologias do sul. Narrativas biográficas.Resumo
Proponho compartilhar um diálogo de saberes sobre as estratégias e práticas do cuidado com a vida – humana e não-humana –, a partir de uma análise inicial da experiência com uma investigação-ação participante que está em construção. Na referida pesquisa busco coconstruir narrativas biográficas de/com seres que se representam e se identificam como mulheres que formam parte constitutiva e constituinte de meu trabalho de doutoramento . Estas narrativas são entrelaçadas nas práticas da realização da agroecologia, ou numa agricultura equilibradamente ecológica. Para tanto, parto de uma hermenêutica ecofeminista em diálogo com as bases conceituais das Epistemologias do Sul. Minha pesquisa é feminista, epistemológica e metodologicamente. Assim, desenvolvo um trançado entre as narrativas das mulheres coparticipantes da pesquisa em curso e uma leitura pluriepistemológica que privilegia os ecofeminismos, a ecologia política, o pós-colonialismo e a decolonialidade. Os conhecimentos são sempre situados, num contexto específico, formado e (trans)formador de subjetividades diferentes que ocupam um espaço comum. Desta forma, dialogo neste artigo com Annalisa Bellu, na aldeia de Campo Benfeito, região da Beira Alta em Portugal, a fim de identificar prática-transformadora de cuidado pela e com a vida, por ela realizados na sua cotidianidade. Objetivo trazer à evidência algumas fraturas concretas às linhas abissais divisoras das realidades do mundo moderno engendradas nas práticas e pensamentos ecofeministas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).