A Cooperação Brasileira e os Programas de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe e Moçambique: Desafios e Perspetivas para o Desenvolvimento Rural
Challenges and Prospects for Rural Development
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v11i22.15863Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Cooperação brasileira em Moçambique e São Tomé e Príncipe, Transferência de políticasResumo
A transição da assistência alimentar para a estruturação de programas nacionais de alimentação escolar autônomos tem sido objeto de discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento rural em todo o mundo. Nesse contexto, projetos de cooperação Sul-Sul, triangular e em rede destacam-se na tentativa de indução da formação de políticas e estruturas institucionais destinadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Insere-se nessa agenda a construção de mercados institucionais para a compra de alimentos da agricultura familiar e iniciativas com esse objetivo têm sido fomentadas em diversos países africanos, dentre eles, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Este trabalho aborda o desenvolvimento de programas de alimentação escolar em Moçambique e São Tomé e Príncipe com foco na cooperação brasileira para o desenvolvimento da agenda dos mercados institucionais. Para tanto, foi realizado process tracing de projetos de cooperação executados com o apoio do Brasil, Programa Mundial de Alimentos e Organização para Alimentação e Agricultura analisados a partir da perspectiva da transferência de políticas. Assim, foram identificados avanços reconhecidos como marcas da cooperação, bem como desafios para a estruturação de mercados institucionais como uma política social.
Downloads
Referências
ABDENUR, Adriana; Marcondes Danilo. Democratization by association? Brazil’s social policy cooperation in Africa. Cambridge Review of International Affairs, v. 29, n. 4, 1542–1560, 2016.
BANCO MUNDIAL. Poverty and shared prosperity 2020: reversals of fortune. 2020. https://www.worldbank.org/en/publication/poverty-and-shared-prosperity>. Acessado em 15 de maio de 2021.
BANCO MUNDIAL. Poverty and shared prosperity 2018. piecing together poverty puzzle. 2018. Disponível em:<https://www.worldbank.org/en/publication/poverty-and-shared-prosperity-2018> Acessado em 15 de maio de 2021.
BALABAN, Daniel. Cooperação internacional do Brasil para a criação de ações nacionais sustentáveis de Segurança Alimentar e Nutricional: a atuação do Brasil através do Centro de Excelência contra a Fome. In: ALMINO, João; LIMA, Sérgio (orgs.). 30 anos da ABC: visões da cooperação técnica internacional brasileira. Brasília: FUNAG, 2017, p. 285- 303.
BRASIL. Decreto nº 8.473, de 22 Junho de 2015. Estabelece, no âmbito da
Administração Pública Federal, o percentual mínimo destinado à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações, empreendedores familiares rurais e demais beneficiários da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e dá outras providências. Brasília, 2015.
BRASIL, FNDE. 2015. Cartilha Nacional da Alimentação Escolar. Brasília: FNDE
Brasil, FNDE. 2013. Parecer Técnico nº 92/2013 – CGPAE/DIRAE/FNDE. Assunto:
Análise do Produto 4, referente à Consultoria Nutricional em Moçambique.
Brasil, FNDE. 2013. Parecer Técnico nº 93/2013 – CGPAE/DIRAE/FNDE. Assunto:
Análise do Produto 7, referente à Consultoria Nutricional em Moçambique.
BRASIL, ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe – Fase II. Relatório de atividades desenvolvidas em São Tomé e Príncipe no período de 14 de Outubro de a 04 de Novembro de 2011.
BRASIL. Lei nº 11.947/2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e dá outras providências.
BRASIL, ABC. Implantação do Programa de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe. CTPD - Projeto BRA /04/043. Versão B. Brasília, Novembro de 2007.
BRASIL; FAO. 2005. Memorando de Entendimento entre o Governo do Brasil e a
Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Colaboração em Apoio ao Desenvolvimento Amplo da Segurança Alimentar ao Nível Nacional e Dentro do Escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 17 Outubro, 2005.
BRASIL; FAO; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Plano Estratégico 2016-2019. Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar. 2015.
BRASIL: FAO: SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. 2015. Informe Técnico. Propostas para a
regulamentação da Lei nº 4/2012 - Lei de Criação do PNASE. São Tomé e Príncipe
Novembro de 2015. 2015.
BRASIL; MOÇAMBIQUE; ESTADOS UNIDOS. A Cooperação Brasileira em Moçambique: Projeto de Assistência Técnica Complementar ao Desenvolvimento de um Programa de Alimentação Escolar em Moçambique. Relatório final: gestão local. Maputo, 10 de Março de 2016.
BRASIL; MOÇAMBIQUE; PMA. Elaboração do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Moçambique. 2009.
BRASIL; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe – Fase II. Projeto BRA/04/044. 5201. 2010.
BRASIL; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Programa Executivo ao Acordo Básico de
Cooperação Científica e Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe para Implementação do Projeto "Implantação do Programa Nacional de Extensão Rural (PRONER) em São Tomé e Príncipe". 2009.
DOLOWITZ, David; MARSH. Learning from Abroad: the role of policy
transfer in contemporary policy-making. Governance, v.13, n. 2, p. 05-24, 2000.
FAO. 2019 FAO Mozambique – Annual Report. 2020. Disponível em: < http://www.fao.org/3/cb0459en/CB0459EN.pdf>. Acessado em 15 de maio de 2021.
FAO; CPLP; PORTUGAL. Diretrizes de apoio e fortalecimento da agricultura familiar na CPLP. 2018.
IPC-IG, CASTRO, Carolina. PAA Africa’s contributions to the consolidation of PRONAE in Mozambique. working paper number 170, june, 2018. Disponível em: < http://www.ipcig.org/publication/28606?language_content_entity=en>. Acesso em 15 de maio de 2021.
IPC.-IG: MIRANDA, Ana Carla; GYORI Mário; SOARES Fábio. Fase II do Programa PAA África: resultados e lições aprendidas. One pager 343. Fevereiro 2017. Disponível em: <http://www.ipcig.org/pt-br/publication/28153?language_content_entity=pt-br>. Acesso em 15 de maio de 2021.
MOÇAMBIQUE, PRONAE. Projecto-piloto em 12 escolas primárias das Províncias de Tete, Nampula, Manica e Gaza. Avaliação externa. Outubro-Novembro de 2015. Maputo, 2016.
MOÇAMBIQUE. 2016. Estratégia para Fortalecimento do Programa Nacional de
Alimentação Escolar (2017-2021). Maputo, Junho de 2016.
PAA ÁFRICA. Relatório de Resultados e Aprendizados da Fase I. Dezembro de 2013.
PEIXINHO, Albaneide. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v.18, n. 4, 909-916, 2013.
PMA BRASIL, Centro de Excelência contra a Fome. Análise de Custo-Benefício São Tomé e Príncipe. Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar – PNASE, Abril 2020. 2021.Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/publicacao-10/>. Acesso em 27 de junho de 2021.
PMA BRASIL. Centro de Excelência contra a Fome. Relatório Anual 2020. 2021. Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/relatorio-anual-2020-esta-disponivel-para-download/>. Acessado em 10 de maio de 2021.
PMA BRASIL, Centro de Excelência contra a Fome. Relatório Anual 2019. 2020. Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/annual-report/>. Acessado em 10 de junho de 2021.
PMA BRASIL, Centro de Excelência contra a Fome. Relatório Anual 2018. 2019. Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/relatorio-anual/>. Acessado em 10 de maio de 2021.
PMA; FAO. Home-Grown School Feeding – Resource. 2018. Disponível emhttps://www.wfp.org/publications/home-grown-school-feeding-resource-framework. Acessado em 30 de abril de 2021.
PMA MOÇAMBIQUE. World food Programme Mozambique 2020 Annual Country Report Highlights. 2021. Disponível em: <https://www.wfp.org/publications/wfp-mozambique-2020-annual-country-report-highlights-2021>. Acessado em: 10 de junho de 2021.
PMA SÃO TOMÉ E PRÍNICPE. WFP Sao Tome and Principe Country Brief
September 2020. 2020. Disponível em: <https://reliefweb.int/report/sao-tome-and-principe/wfp-sao-tome-and-principe-country-brief-september-2020>. Acessado em: 10 de junho de 2021.
POMEROY, Melissa; WAISBIC, Laura; LOPES, Luara. Construindo uma agenda para o monitoramento e avaliação da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: reflexões a partir do caso brasileiro. Perspectivas, Maio de 2017. Disponível em: < https://articulacaosul.org/wp-content/uploads/2017/05/MA-CSS-PORT_final.pdf>. Acessado em 20 de janeiro de 2021.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Lei n.º4/2012. Lei de Base do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Revisão Estratégica “Fome Zero” – Horizonte 2030. 2018. Disponível em: < https://docs.wfp.org/api/documents/WFP-0000070152/download/>. Acessado em 10 de maio de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iris de Mel Trindade Dias, Isabel Maria Estrada Carvalhais
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.