Brazilian Cooperation and School Feeding Programs in São Tomé and Príncipe and Mozambique
Challenges and Prospects for Rural Development
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v11i22.15863Keywords:
school feeding, Brazilian cooperation in Mozambique and São Tomé and Príncipe, policy transferAbstract
The transition from food assistance to the structuring of national autonomous school feeding programs has been the subject of discussions on sustainability and rural development around the world. In this context, South-South, triangular and network cooperation projects stand out in the attempt to induce the formation of policies and institutional structures aimed at guaranteeing the Human Right to Adequate Food. The construction of institutional markets for the purchase of food from family farming is part of this agenda, and initiatives with this objective have been promoted in several African countries, including Mozambique and São Tomé and Príncipe. This work addresses the development of school feeding programs in Mozambique and São Tomé and Príncipe with a focus on Brazilian cooperation for the development of the institutional markets agenda. To this end, a process tracing of cooperation projects analyzed from the perspective of policy transfer was carried out, namely the ones supported by Brazil, the World Food Program and the Food and Agriculture Organization. Thus, advances recognized as marks of cooperation were identified, as well as challenges for the structuring of institutional markets as a social policy.
Downloads
References
ABDENUR, Adriana; Marcondes Danilo. Democratization by association? Brazil’s social policy cooperation in Africa. Cambridge Review of International Affairs, v. 29, n. 4, 1542–1560, 2016.
BANCO MUNDIAL. Poverty and shared prosperity 2020: reversals of fortune. 2020. https://www.worldbank.org/en/publication/poverty-and-shared-prosperity>. Acessado em 15 de maio de 2021.
BANCO MUNDIAL. Poverty and shared prosperity 2018. piecing together poverty puzzle. 2018. Disponível em:<https://www.worldbank.org/en/publication/poverty-and-shared-prosperity-2018> Acessado em 15 de maio de 2021.
BALABAN, Daniel. Cooperação internacional do Brasil para a criação de ações nacionais sustentáveis de Segurança Alimentar e Nutricional: a atuação do Brasil através do Centro de Excelência contra a Fome. In: ALMINO, João; LIMA, Sérgio (orgs.). 30 anos da ABC: visões da cooperação técnica internacional brasileira. Brasília: FUNAG, 2017, p. 285- 303.
BRASIL. Decreto nº 8.473, de 22 Junho de 2015. Estabelece, no âmbito da
Administração Pública Federal, o percentual mínimo destinado à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações, empreendedores familiares rurais e demais beneficiários da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e dá outras providências. Brasília, 2015.
BRASIL, FNDE. 2015. Cartilha Nacional da Alimentação Escolar. Brasília: FNDE
Brasil, FNDE. 2013. Parecer Técnico nº 92/2013 – CGPAE/DIRAE/FNDE. Assunto:
Análise do Produto 4, referente à Consultoria Nutricional em Moçambique.
Brasil, FNDE. 2013. Parecer Técnico nº 93/2013 – CGPAE/DIRAE/FNDE. Assunto:
Análise do Produto 7, referente à Consultoria Nutricional em Moçambique.
BRASIL, ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe – Fase II. Relatório de atividades desenvolvidas em São Tomé e Príncipe no período de 14 de Outubro de a 04 de Novembro de 2011.
BRASIL. Lei nº 11.947/2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e dá outras providências.
BRASIL, ABC. Implantação do Programa de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe. CTPD - Projeto BRA /04/043. Versão B. Brasília, Novembro de 2007.
BRASIL; FAO. 2005. Memorando de Entendimento entre o Governo do Brasil e a
Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Colaboração em Apoio ao Desenvolvimento Amplo da Segurança Alimentar ao Nível Nacional e Dentro do Escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 17 Outubro, 2005.
BRASIL; FAO; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Plano Estratégico 2016-2019. Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar. 2015.
BRASIL: FAO: SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. 2015. Informe Técnico. Propostas para a
regulamentação da Lei nº 4/2012 - Lei de Criação do PNASE. São Tomé e Príncipe
Novembro de 2015. 2015.
BRASIL; MOÇAMBIQUE; ESTADOS UNIDOS. A Cooperação Brasileira em Moçambique: Projeto de Assistência Técnica Complementar ao Desenvolvimento de um Programa de Alimentação Escolar em Moçambique. Relatório final: gestão local. Maputo, 10 de Março de 2016.
BRASIL; MOÇAMBIQUE; PMA. Elaboração do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Moçambique. 2009.
BRASIL; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar em São Tomé e Príncipe – Fase II. Projeto BRA/04/044. 5201. 2010.
BRASIL; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Programa Executivo ao Acordo Básico de
Cooperação Científica e Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe para Implementação do Projeto "Implantação do Programa Nacional de Extensão Rural (PRONER) em São Tomé e Príncipe". 2009.
DOLOWITZ, David; MARSH. Learning from Abroad: the role of policy
transfer in contemporary policy-making. Governance, v.13, n. 2, p. 05-24, 2000.
FAO. 2019 FAO Mozambique – Annual Report. 2020. Disponível em: < http://www.fao.org/3/cb0459en/CB0459EN.pdf>. Acessado em 15 de maio de 2021.
FAO; CPLP; PORTUGAL. Diretrizes de apoio e fortalecimento da agricultura familiar na CPLP. 2018.
IPC-IG, CASTRO, Carolina. PAA Africa’s contributions to the consolidation of PRONAE in Mozambique. working paper number 170, june, 2018. Disponível em: < http://www.ipcig.org/publication/28606?language_content_entity=en>. Acesso em 15 de maio de 2021.
IPC.-IG: MIRANDA, Ana Carla; GYORI Mário; SOARES Fábio. Fase II do Programa PAA África: resultados e lições aprendidas. One pager 343. Fevereiro 2017. Disponível em: <http://www.ipcig.org/pt-br/publication/28153?language_content_entity=pt-br>. Acesso em 15 de maio de 2021.
MOÇAMBIQUE, PRONAE. Projecto-piloto em 12 escolas primárias das Províncias de Tete, Nampula, Manica e Gaza. Avaliação externa. Outubro-Novembro de 2015. Maputo, 2016.
MOÇAMBIQUE. 2016. Estratégia para Fortalecimento do Programa Nacional de
Alimentação Escolar (2017-2021). Maputo, Junho de 2016.
PAA ÁFRICA. Relatório de Resultados e Aprendizados da Fase I. Dezembro de 2013.
PEIXINHO, Albaneide. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência & Saúde Coletiva, v.18, n. 4, 909-916, 2013.
PMA BRASIL, Centro de Excelência contra a Fome. Análise de Custo-Benefício São Tomé e Príncipe. Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar – PNASE, Abril 2020. 2021.Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/publicacao-10/>. Acesso em 27 de junho de 2021.
PMA BRASIL. Centro de Excelência contra a Fome. Relatório Anual 2020. 2021. Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/relatorio-anual-2020-esta-disponivel-para-download/>. Acessado em 10 de maio de 2021.
PMA BRASIL, Centro de Excelência contra a Fome. Relatório Anual 2019. 2020. Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/annual-report/>. Acessado em 10 de junho de 2021.
PMA BRASIL, Centro de Excelência contra a Fome. Relatório Anual 2018. 2019. Disponível em: < https://centrodeexcelencia.org.br/en/relatorio-anual/>. Acessado em 10 de maio de 2021.
PMA; FAO. Home-Grown School Feeding – Resource. 2018. Disponível emhttps://www.wfp.org/publications/home-grown-school-feeding-resource-framework. Acessado em 30 de abril de 2021.
PMA MOÇAMBIQUE. World food Programme Mozambique 2020 Annual Country Report Highlights. 2021. Disponível em: <https://www.wfp.org/publications/wfp-mozambique-2020-annual-country-report-highlights-2021>. Acessado em: 10 de junho de 2021.
PMA SÃO TOMÉ E PRÍNICPE. WFP Sao Tome and Principe Country Brief
September 2020. 2020. Disponível em: <https://reliefweb.int/report/sao-tome-and-principe/wfp-sao-tome-and-principe-country-brief-september-2020>. Acessado em: 10 de junho de 2021.
POMEROY, Melissa; WAISBIC, Laura; LOPES, Luara. Construindo uma agenda para o monitoramento e avaliação da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento: reflexões a partir do caso brasileiro. Perspectivas, Maio de 2017. Disponível em: < https://articulacaosul.org/wp-content/uploads/2017/05/MA-CSS-PORT_final.pdf>. Acessado em 20 de janeiro de 2021.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Lei n.º4/2012. Lei de Base do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Revisão Estratégica “Fome Zero” – Horizonte 2030. 2018. Disponível em: < https://docs.wfp.org/api/documents/WFP-0000070152/download/>. Acessado em 10 de maio de 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Iris de Mel Trindade Dias, Isabel Maria Estrada Carvalhais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.