Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das Relações Internacionais e seus campos afins a partir da publicação de artigos inéditos submetidos por pós-graduandos ou pós-graduados.
A revista publica duas edições por ano, compostas por dossiês temáticos, artigos de miscelânea, resenhas, entrevistas e traduções. São aceitas submissões em português, inglês e espanhol. O público alvo da Monções são docentes, discentes e pesquisadores de múltiplos campos das Ciências Sociais interessados em áreas como Política Internacional, Teorias de Relações Internacionais, Segurança Internacional, Política Externa, Integração Regional, Economia Internacional, História das Relações Internacionais, Organizações Internacionais e Direitos Humanos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os artigos e resenhas publicados pela Monções passam pelo processo de avaliação cega por pares. A equipe editorial da revista está comprometida com a celeridade do processo de avaliação, porém os autores devem estar cientes de que este depende em grande medida da disponibilidade de pareceristas. Estima-se que o período médio entre a submissão do texto e uma primeira decisão editorial é de 120 dias.
Etapas do Processo de Avaliação:
- Avaliação técnica e verificação de plágio e autoplágio: Nesta etapa, a submissão é avaliada quanto a sua conformidade com os parâmetros de submissão (formato do arquivo, anonimidade, número de palavras, presença dos títulos e resumos em todos idiomas) e passa por softwares de detecção de plágio e autoplágio e de conteúdo criado por inteligência artificial.
- Avaliação editorial: O editor ao qual a submissão foi designada avaliará se o artigo ou resenha adere ao escopo da revista e aos parâmetros mínimos de qualidade editorial.
- Avaliação cega por pares: Caso o editor considere a submissão apta, ela será enviada a ao menos dois pareceristas. No caso de resenha, a ao menos um parecerista. O envio é anonimizado, o que significa que os avaliadores não saberão a identidade do(s) autor(es) e vice-versa. Os avaliadores são escolhidos por seu notório saber acadêmico na área da submissão. Com base nos pareceres, o editor responsável enviará uma das seguintes decisões editoriais ao(s) autor(es): a) aceitar; b) rejeitar; c) correções obrigatórias; d) ressubmeter para avaliação.
- Revisões dos autores: Tanto no caso de correções obrigatórias quanto de re-submissão, o artigo passará por uma nova rodada de avaliações. Nesta segunda oportunidade, o(s) autor(es) deverá(ão) realizar uma nova submissão, que poderá ser enviada ou não aos mesmos pareceristas. Importante: esta etapa também ocorre de forma anônima, ou seja, as versões revisadas e resposta aos pareceristas devem manter a anonimidade do(s) autor(es).