Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13667

Palabras clave:

Concepções, Professores de Matemática, Álgebra escolar

Resumen

Estudos sobre concepções de professores de matemática têm contribuído para o entendimento das relações entre concepções, prática pedagógica e formação em diferentes contextos. Este estudo se insere nessa temática e tem como objetivo compreender as concepções sobre álgebra, explicitadas por oito professores de matemática do Distrito Federal. Para tanto, os participantes responderam a um questionário com perguntas objetivas quanto ao perfil social, formação acadêmica e profissional; bem como, completaram frases sobre como concebem a álgebra e a sua prática profissional em álgebra. Os resultados mostram a predominância de duas concepções, a linguístico-estilística e a linguístico-pragmática. Além disso, observam-se indícios de que tais concepções reverberam no modo como esses professores ensinam álgebra. Defende-se que os cursos de formação de professores desenvolvam experiências em que as concepções dos futuros professores sejam conhecidas e problematizadas com vistas à construção de abordagens pedagógicas para a educação básica que promova o desenvolvimento do pensamento algébrico

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Biografía del autor/a

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Departamento de Matemática
Universidade de Brasília

Docente da Licenciatura em Matemática

Educação Matemática

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Neves, R. da S. P., Mendes Pereira da Silva, J. ., & Cássia Coelho de Andrade, L. . (2022). Concepções de professores de matemática sobre álgebra: entendimentos para a prática formativa na Licenciatura em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 44–69. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.13667

Número

Sección

Artículos