Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185

Palabras clave:

Demonstrações Matemáticas. Lei dos Senos. Obstáculos Epistemológicos.

Resumen

Os estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática. Assim, levantou-se a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da Lei dos Senos. Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo refletir sobre o cenário histórico e epistemológico da demonstração da Lei dos Senos destacando os pontos de inércia e lentidões (obstáculos epistemológicos) associados à concepção deste conteúdo. Para a condução metodológica foi desenvolvida uma análise histórica e epistemológica para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento estudado. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática e dos estudos referente aos obstáculos epistemológicos. Da investigação, constatou-se a necessidade em estudar os marcos a respeito da Lei dos Senos pois os indícios demarcados na história da matemática apresentam poucos elementos para investigação desse campo do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Márcio Ponciano dos Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (PPGECIMA/UFS - 2019), sendo bolsista FAPITEC. Pós-Graduando em nível Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Alagoinhas/BA (IF Baiano). Pós-Graduado em nível Lato Sensu em Ensino de Matemática pela Faculdade Futura (2018). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2016). Atualmente é professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tutor a distância do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuou como professor da Faculdade Jardins. Atua como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) liderado pelo Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud e do Grupo de Pesquisa Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) liderado pela Profa. Dra. Denize da Silva Souza e pela Profa. Dra. Georgiane Amorim Silva. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática pelo Instituto Federal de Sergipe (neuroMATH/IFS) liderado pelo Prof. Dr. Laerte Silva da Fonseca e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Federal de Sergipe (EDUCON/UFS) liderado pela Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva e pelo Prof. Dr. Bernard Charlot. Tem experiência na área de Matemática, Didática da Matemática e Neurociência Cognitiva, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Didática da Matemática e Ensino de Matemática.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP, UCB/Lyon 1-FR). Professor Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Editor-chefe de "Caminhos da Educação Matemática em Revista" (Impressa e Online, REITORIA/PROPEX/IFS). Coordenador do GEPEM  – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFS). Coordenador do neuroMATH – Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática (IFS).

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política e Sociedade (PUC/SP). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (DMA/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA/UFS).

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Publicado

2021-06-29

Cómo citar

Santos, M. P. dos, Fonseca, L. S. da, & Santos, I. B. dos. (2021). Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 162–178. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185

Número

Sección

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores