Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646

Palabras clave:

Investigação Matemática, Rigidez triangular, PIRP.

Resumen

O presente trabalho apresenta uma proposta didática elaborada e aplicada no âmbito de atuação do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É nesse contexto, que emergiu a seguinte questão de pesquisa: como a utilização de materiais manipuláveis dinâmicos para a construção e manuseio de estruturas poligonais pode favorecer a compreensão da noção de rigidez do triângulo posteriormente relacionando-a a utilização prática desta em construções? A sequência didática foi implementada com 28 alunos de uma turma de 7° ano. Como metodologia utilizou-se a investigação matemática com o suporte de materiais manipuláveis. Os resultados observados apontam para uma efetiva construção do conceito de rigidez triangular por parte dos alunos e as potencialidades de se utilizar materiais manipuláveis como suporte para práticas investigativas no ensino de geometria na educação básica.

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Biografía del autor/a

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio; Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense/UFF, Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro, Brasil. Professor do Mestrado em Ensino do INFES/UFF

Mônica Souto da Silva Dias, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta do departamento de Análise (GAN) do instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Hugo Lima Fontenelle Bizerril, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense/UFF; Mestrando em Ensino Matemática/ UFRJ

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Souza, F. dos S., Dias, M. S. da S., & Bizerril, H. L. F. (2022). Rigidez triangular: um estudo abordando o uso de material manipulável com o suporte da investigação matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(3), 225–251. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.11646

Número

Sección

Artículos