Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15889

Keywords:

Instrumentos Matemáticos., Seminário Nacional de História da Matemática., Estado da arte.

Abstract

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a partir da produção acadêmica de 1998 a 2021 dos trabalhos publicados em anais e livros de minicursos das 14 edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmos que pontuais, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e ensino de matemática para os seguimentos da educação básica e/ou da formação de professores.

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Author Biography

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior

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Published

2022-12-15

How to Cite

Pereira, A. C. C. (2022). Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(4), 184–211. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15889

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Article