Aprendizagem matemática

usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14532

Keywords:

Análise combinatória, Loterias da Caixa, Ensino médio, Resolução de problemas

Abstract

Neste artigo teve-se como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem em Análise Combinatória e Probabilidade manifestadas por 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma Escola pública do município de Centro Novo do Maranhão – MA. Utilizamos como metodologia de ensino volantes de loterias da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades em resolução de problemas envolvendo principalmente probabilidade. Assim como, em interpretar os resultados obtidos. Embora, alguns deles tenham demonstrado apropriação dos conteúdos ministrados, mesmo assim, ainda cometiam muitos erros ao resolver os problemas propostos. Muitas das dificuldades dos alunos apontavam para não conhecimentos de conceitos básicos de matemática. No entanto, estes resultados obtidos com o ensino baseado em volantes lotéricos podem ajudar mais significativamente para a aprendizagem dos estudantes.

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Author Biographies

Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA - UNICEUMA e Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Prof. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA

e do Doutorado - REAMEC - UNICEUMA

Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA

Venancio Barros Correa, Prof. da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.

Prof. de Matemática da Rede Estadual de Ensino no município de Centro Novo do Maranhão - MA

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Published

2022-06-30

How to Cite

Neres, R. L., & Correa, V. B. (2022). Aprendizagem matemática: usando loterias da caixa como metodologia de ensino de análise combinatória e probabilidade. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(2), 170–189. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.14532

Issue

Section

Pedagogical Experiences