O desenvolvimento de conceitos estatísticos por meio da Investigação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9007Palavras-chave:
Autonomia. Investigação Matemática. Letramento Estatístico.Resumo
Discutimos neste artigo os resultados de uma atividade que explorou alguns conceitos estatísticos por meio de uma investigação matemática realizada por alunos ingressantes da graduação do curso de Matemática da Universidade Federal do Pará, campus universitário do Marajó/Breves. O objetivo principal foi desenvolver a autonomia dos alunos para tratar e interpretar dados estatísticos como elementos essenciais para uma tomada de decisão. Foi proposto aos alunos acompanhar, organizar e analisar as pesquisas de intenção de votos dos candidatos à presidência da república do Brasil de 2018 com o intuito de fazer a projeção do vencedor a partir da análise dos dados coletados. A atividade ocorreu durante 15 dias do mês de setembro de 2018, e contou com a participação de 6 alunos do curso de licenciatura em Matemática. A partir dos resultados, notamos elementos do Letramento Estatístico de Gal (2002), bem como aspectos da Investigação Matemática de Ponte (2005).
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