Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão

Luiz Felipe Gonçalves Carvalho, Bruno Pereira de Matos Silva, John Anderson Ferreira Pereira, Chang Kuo Rodrigues

Resumo


Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.

Palavras-chave


Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.

Texto completo:

PDF

Referências


Bauman, Zygmunt. (1998).O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2001). Modernidade Líquida. Trad. Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2008). Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2009). A arte da Vida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2017). A Vida Fragmentada: Ensaios sobre a Moral Pós-Moderna. Trad. Miguel Serras Pereira. Rio de Janeiro: Relógio D'Água, 2017.

Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental (PCNEF): Matemática. Brasília: SEMT/MEC.

Brousseau, G. (1996). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad. Camila Bogéa. São Paulo: Ática.

Brousseau, G. (2008).Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática.

Godoy, A. S. (1995). A Pesquisa Qualitativa e Sua Abordagem.Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, Brasil.

Hill, M.M; Hill, A. (2012). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Machado, S. D. A. (2002). Engenharia Didática. In: Machado, S. D. A. (Org.).Educação Matemática: Uma introdução. 2 ed. São Paulo: Educ. p. 197-208.

Pinheiro, M. O. (2008). As Relações Didático-Pedagógicas no Ensino de Geometria com o Software CabreGeometre. Curitiba.

Silva, Amarildo Melchiades da; Powell, Arthur Belford. (2014). Educação Financeira na Escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Boletim Gepem (ISSN: 2176-2988), 66.

Silva, V. H. B. C. (2017). Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores. Universidade Federal De Juiz De Fora - Instituto De Ciências Exatas Programa De Pós-Graduação Em Educação Matemática - Mestrado Profissional Em Educação Matemática, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Skovsmose, O. H. (2007). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Trad. Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica.




DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8860

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

TANGRAM - Revista de Educação Matemática
e-ISSN: 2595-0967

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.