O processo de validação de verdades matemáticas em sua historicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.13406

Resumo

O texto tem por objetivo expor compreensões sobre o que vem a ser uma demonstração matemática, em sua historicidade. Como procedimentos metodológicos nos pautamos nas orientações expostas em trabalhos de Edmund Husserl (1859-1938). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida segundo a abordagem fenomenológica. As discussões sobre as demonstrações ou verdades matemáticas são iniciadas com o modelo dedutivo, proposto por Euclides, em Os Elementos e, são retomadas ao longo do tempo, por diferentes filosofias da matemática, que intencionavam estabelece uma linguagem formal e livrar a matemática de suas contradições. O que definimos por matemática formal na atualidade é fruto deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Gonçalves dos Santos

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Guaratinguetá. Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Rio Claro. 

Fabiane Mondini

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro. Professora do Departamento de Engenharia de Controle e Automação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Sorocaba e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP - Campus de Rio Claro.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Gonçalves dos Santos, J., & Mondini, F. (2021). O processo de validação de verdades matemáticas em sua historicidade. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(4), 65–91. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.13406

Edição

Seção

Artigos