Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.11325

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.

Resumo

Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Ubiratan D´Ambrosio, Universidade Anhanguera de São Paulo

Professor Emérito da Unicamp e Docente do Programa de Stricto Sensu em Educação Matemática da Universidade Anhanguera

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Publicado

30/06/2020

Como Citar

Lozada, C. de O., & D´Ambrosio, U. (2020). Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 71–101. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.11325

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