Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.11079

Palavras-chave:

Curso de Extensão. Situação aditiva. Problematização. Didática.

Resumo

O artigo analisa as narrativas dos participantes do Curso de Extensão (CE), buscando identificar o que eles apontam do seu processo de aprendizagem. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que se insere nos estudos de pesquisa-formação, utilizando a metodologia narrativa na produção de dados. O corpus de análise desse artigo é composto por textos narrativos de dezesseis alunos do CE de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Temos como referência os estudos de Freire (1978, 1980, 2002,2006), de Ball et al (2012) e de Passegi e Souza (2017). A pesquisa evidenciou que as narrativas dos participantes do CE apontaram:  apropriaram de uma proposta de ensino numa perspectiva problematizadora; a relação horizontal entre professor-aluno; o professor media e organiza o ensino; o aluno é considerado um ser pensante, que constrói sua autonomia desde que o professor organize sua aula favorecendo a tomada de decisão, construção de regras e estratégias pessoais.

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Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Ministro aula de Didática e Estágio Supervisionado na Faculdade de Formação de PRofessores e no Programa de pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Leite, V. F. A. (2020). Para além dos números e repetições: aprendizagem dos participantes do Curso de Extensão. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 74–92. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.11079

Edição

Seção

Artigos