Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores

Karin Ritter Jelinek, Márcia Viviane dos Santos Adam

Resumo


É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.


Palavras-chave


Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.

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DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11038

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TANGRAM - Revista de Educação Matemática
e-ISSN: 2595-0967

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