A Gestão Educacional da Educação do Campo durante os Tempos de Pandemia no município de São Gabriel/RS/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14557

Palavras-chave:

Educação do Campo, Gestão Educacional, Tempos de Pandemia.

Resumo

O presente texto tem como objetivo identificar e apresentar as principais estratégias adotadas na oferta da Educação do Campo, no contexto da gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEME) às 8 Escolas Municipais do Campo, durante os tempos de pandemia em 2020, com a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino e o desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Trata-se de uma pesquisa explicativa, de abordagem qualitativa, utilizando da técnica de estudo de caso e de pesquisa-ação. A suspensão ocorreu em 19 de março de 2020, através de Decreto Executivo, e a partir dessa data, a SEME iniciou planejamento para execução da oferta da educação durante o período, com publicações de Ordens de Serviço e elaboração do Plano de Ação Pedagógica. Além disso, registra-se que ocorreu contínuo monitoramento pelo Conselho Municipal de Educação (CME), apreciando e deliberando sobre as ações executadas, através de Pareceres. Com destaque, verificou-se a execução às Escolas do Campo de: 1 – Atividades Pedagógica Não Presenciais (Ensino Remoto), com entrega de atividades quinzenais no local de embarque do transporte escolar ou na residência dos estudantes; 2 – Projeto “São Gabriel - minha cidade educadora”, explorando o conceito de Cidade Educadora, quando do ingresso do município na Associação Internacional de Cidades Educadoras; e 3 – Programa Rádio Educação, com inserções diárias das direções e professores nas emissoras de rádios locais sobre diferentes temas pedagógicos, direcionado aos estudantes e suas famílias.

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Biografia do Autor

Eduardo Pastorio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel - SEME/SG Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul - SEDUC/RS

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (2012), Especialista em Gestão Educacional (2019) e Mestre em Geografia (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente da rede pública estadual do Rio Grande do Sul e da rede pública municipal de São Gabriel/RS. Diretor Administrativo na Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel/RS (SEME/SG). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPEEC Natureza/UFRGS) e membro titular do Conselho Municipal de Educação de São Gabriel/RS (CME/SG).

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Campus Porto Alegre), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordenador de área do subprojeto PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza (UFRGS – Campus Porto Alegre) e coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza – UFRGS). Pós-Doutor em Educação e Educação do Campo pela UFRGS (2017). Doutor em Educação pela UNISINOS (2007). Mestre em Educação (1996) e Especialista em Educação Química pela UFRGS (1990). Graduado em Licenciatura Curta em Ciências (1982), Graduado em Licenciatura Plena em Química (1985) e Especialista em Toxicologia Aplicada (1987) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Pastorio, E., & Lima Robaina, J. V. (2021). A Gestão Educacional da Educação do Campo durante os Tempos de Pandemia no município de São Gabriel/RS/Brasil. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 94–114. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14557

Edição

Seção

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia