Indicadores de metodologias ativas no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14521

Palavras-chave:

Indicadores de Metodologias Ativas. Ensino Remoto Emergencial. Educação Superior.

Resumo

Pesquisas sobre metodologias ativas vêm sendo realizadas em cursos superiores ministrados no ensino remoto emergencial. Nessa perspectiva, o artigo em questão objetiva investigar a inclusão dos indicadores de metodologias ativas na prática de uma docente de uma instituição federal de ensino no semestre 2020.1. A pesquisa se caracterizou como de opinião no modelo escala de likert. Participaram da investigação, 28 discentes da disciplina de Didática Geral das licenciaturas em Educação Física e Matemática. Como instrumento, recorreu-se a um questionário no Google Forms contendo 14 questões. A análise dos dados seguiu três fases: preparação, descrição e interpretação dos dados. Os resultados mostraram que a docente apresentou todos os indicadores de metodologias ativas discutidos no referencial teórico, variando entre 57,1% a 92,9%. Apesar de terem sido desenvolvidos para o ensino presencial, os indicadores se mostraram aplicáveis à uma realidade específica como o ensino remoto emergencial.

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Biografia do Autor

Paula Patrícia Barbosa Ventura, IFCE

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Informática Educativa, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/ UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, na subárea: Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem. Coordenou a 1a oferta do Programa Residência Pedagógica (Agosto/2018 a Janeiro/2020) do Curso de Licenciatura em Matemática no referido campus. Tem formação e experiência com Educação a Distância, atuando nesta modalidade de ensino desde 2005. Seus estudos se voltam para a relação entre Educação e Tecnologias, especialmente nos temas: Didática do Ensino Superior, Uso Pedagógico de Tecnologias nos Processos de Ensino, Educação a Distância e Formação de Professores. 

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Acesso em: 8 abr. 2021.

XXX (2019). Omisso para submissão.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Ventura, P. P. B. (2021). Indicadores de metodologias ativas no ensino remoto emergencial. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 167–183. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14521

Edição

Seção

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia