Teatro no Projeto “Onda Online”: uma experiência cênico-pedagógica na pandemia

Autores

  • Maria Gabriela Teixeira de Freitas Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. https://orcid.org/0000-0002-9393-4843

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14370

Palavras-chave:

Onda Online, Ensino remoto de teatro, Pandemia.

Resumo

No ano de 2020, a pandemia do Novo Coronavírus fez com que escolas de todo o mundo fechassem, impossibilitando a realização de aulas presenciais. Nesse cenário, a educação remota tornou-se necessária não apenas para a continuidade das atividades escolares, mas, sobretudo, para a preservação da relação dos estudantes com suas escolas, colegas e professores. O presente trabalho descreve e reflete sobre as experiências cênico-pedagógicas desenvolvidas pelo do Departamento de Teatro do Centro de Formação Artística em Música, Dança e Teatro da cidade de Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro, durante o ano de 2020, por meio do “Projeto Onda Online”. Projeto que, devido à pandemia, proporcionou aos estudantes atividades ocupacionais remotas, de forma a preservar o vínculo do corpo discente com o curso durante o período de isolamento. Esta descrição registra e analisa as atividades direcionadas às turmas de preparatório e técnico, desenvolvidas pelo departamento, que constantemente atualizou suas propostas, tendo como perspectiva o futuro híbrido, fluido e flexível da educação e da produção cênica atravessada pelo meio digital. Desta forma, o artigo pretende contribuir para a construção de um aporte teórico e metodológico a respeito do ensino remoto de teatro, um tema recente e evidentemente ainda pouco explorado por estudos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Teixeira de Freitas, Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense.

Pesquisadora e professora de Teatro e Produção Cultural, Maria Gabriela Teixeira é Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Docência no Ensino de Teatro pela UNIBF. Bacharel em Produção Cultural pela UFF, com formação técnica em Arte Dramática pelo Centro de Formação Artística em Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras.

Referências

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos em educação. No. YAEGASHI,Solange (Org). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf Acesso em: 20 de janeiro de 2021.

OLIVEIRA, Maksin. Ação antes do intempestivo: o posicionamento exigido da educação teatral em tempos de isolamento social. Rebento, São Paulo, n. 12, pág. 69-84, jan 70 - junho 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/486 Acesso em: 12 de março de 2021.

PESSOA, Carlos J. Breve Reflexão Sobre Teatro Em Tempo De Pandemia: Ensino E Prática Cénica. Boletim De Estudos Clássicos, (65), 137-145. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-7260_65_7 Acesso em: 14 de março de 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Freitas, M. G. T. de. (2021). Teatro no Projeto “Onda Online”: uma experiência cênico-pedagógica na pandemia. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 313–329. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14370

Edição

Seção

Relatos de experiência/Etnografias