A percepção das professoras e dos professores sobre a avaliação municipal: o caso do SMAEF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14240

Palavras-chave:

Educação. Avaliação Externa. Autonomia Docente.

Resumo

O ato de avaliar é cada vez mais entendido como um dos principais parâmetros para se pensar a elaboração de políticas públicas e organização do trabalho docente. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção das professoras e dos professores sobre uma avaliação municipal, doravante Sistema Municipal de Avaliação do Ensino Fundamental (SMAEF), levando em consideração suas implicações na autonomia docente. A pesquisa é de cunho qualitativo e classificada como um estudo de caso descritivo. Foi ambientada no município de Russas-CE, com 57 docentes. Utilizou-se como instrumento de mapeamento de dados um questionário eletrônico semiestruturado. No que se refere aos principais resultados encontrados, identificamos que a periodicidade do SMAEF se expressa muito mais como um fiscal do cumprimento da organização curricular vigente, do que, um parâmetro formativo da aprendizagem das alunas e dos alunos. O método de comunicação dos resultados nesta avaliação é mobilizado pela gestão escolar, no sentido de identificar os potenciais erros do corpo docente e construir um cenário de desconfiança da capacidade profissional do grupo. Os professores apresentaram insatisfação com o prestígio de algumas áreas do conhecimento, em detrimento de outras. Chegamos às conclusões provisórias que o trabalho docente naquela região é, por extensão, reflexo da política educacional que vem sendo implementada no Ceará. Nesse sentido, apostam vorazmente em avaliações padronizadas, sem se importarem com os resultados adversos por elas produzidos.

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Biografia do Autor

Raphaell Moreira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2008). Com Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste - FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Rio Claro (2017). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (PROFUT/UFSCar). Membro do grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor da Universidade Aberta do Brasil vinculada a Universidade do Estado do Ceará. Linhas de estudo: Metodologias de Ensino da Educação Física Escolar; Educação Física escolar e Formação de Professores de Educação Física escolar; Educação Física no Ensino Médio.

Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ) Aracati, Ceará, Brasil

É estudante do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, oferecido pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), campus Limoeiro do Norte-CE. Possui Especialização lato senso em Psicomotricidade pelo Instituto de Ensino Superior de Fortaleza (IESF) e licenciatura em Educação Física pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (UNIFAMETRO), 2016. Atualmente é professor de educação física do município de Eusébio-CE e da Faculdade Vale do Jaguaribe e é membro do Grupo de Estudos e pesquisa em Educação Física Escolar GEPEFE/UECE.

Antonio Carlos de Sousa, Escola Doutor José Martins de Santiago Russas, Ceará, Brasil

Especialista em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal do Ceará, Campus Tabuleiro do Norte. Graduado em Pedagogia e Letras/Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Instituto UFC Virtual, respectivamente. Membro do Grupo de Estudos FILHAS DE AVALON: O Feminismo em Pauta, da Universidade Estadual do Ceará, campus Quixadá (FECLESC/UECE), liderada pela Profa. Dra. Yls Rabelo Câmara. Atualmente, é Professor Efetivo Polivalente/Pedagogia no município de Russas-CE, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental(1ºao 5º) e na Educação Infantil. Tenho experiências em turmas de Educação Infantil (2019) e Ensino Médio (Professor de Linguagens e Códigos [2017]). Trabalhei, ainda, como Agente Administrativo no período de 2012 a 2015 na Escola Estadual Padre Augusto Régis Alves/ Jaguaretama-CE (Seduc-CE), atuando na prestação de serviços técnico-pedagógicos à Secretaria da Escola, aos Docentes e Discentes e ao Núcleo Gestor. Atuei, também, como Tutor de Língua Portuguesa em três Escolas Estaduais Regulares (Uma em Jaguaribara-Ce e duas em Jaguaretama-Ce) pertencentes à CREDE 11/ Jaguaribe nos anos de 2012, 2014 e 2016, sendo essa Tutorial fruto de um Projeto da Seduc/CE: JOVEM DE FUTURO. Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística (Sociolinguística), Subárea de Pesquisa da Especialização. Na área de Educação, tenho experiência com ênfase em Currículo e Ensino. E, por fim, no tocante à Literatura, nutro interesses acerca da Literatura produzida por mulheres.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Martins, R. M., Nogueira, P. H. S., & Sousa, A. C. de. (2021). A percepção das professoras e dos professores sobre a avaliação municipal: o caso do SMAEF. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 368–390. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14240