Saberes experienciais em tempos de pandemia: narrativas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14379

Resumo

Este artigo tem por objetivo interpretar como professores da educação profissional ressignificaram suas práticas docentes após terem suas rotinas e dinâmicas de aula transformadas pelo ensino remoto, adotado em meio à pandemia da Covid-19. Buscou-se fundamentação teórica em Tardif (2005, 2014) por ressaltar o valor da experiência profissional como fonte de saberes. Entrevistas com professores de várias instituições de educação profissional do estado de São Paulo, conduzidas por meio de roteiros semiestruturados e com foco em casos de ensino, constituem o eixo metodológico adotado. Os resultados indicam que, mesmo lecionando em instituições distintas, as percepções e atribuições de significados dos docentes diante deste novo modelo de aulas possuem denominadores em comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Avella Ramirez, CEETEPS - Unidade de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS onde também atua como representante do PPG para avaliação de periódicos CAPES. Professor de Ensino Superior da Fatec - Centro Paula Sousa onde atuou como coordenador Institucional do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e linguística.

Alice Turibio Narita, CEETEPS - Unidade de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no CEETEPS - Centro Paula Souza

Thiago Vieira de Matos, CEETEPS - Unidade de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no CEETEPS - Centro Paula Souza

Referências

ALTAN, S.; LANE, J. F. Teacher’s narratives: A source for exploring the influences of teacher’s significant life experiences on their dispositions and teaching practices. Disponível em <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X17316396>. Acesso em 15 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em < https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em 15 ago. 2020.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista| |v.31|n.01|p.17-44| Belo Horizonte: Janeiro-Março 2015.

MARIANI, F. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Disponível em <http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.8878>. Acesso em 15 ago, 2020.

OLIVEIRA, L. D. G. C. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. EDUCERE – XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. p. 12146 – 12159.

RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.

SOMEKH, B.; LEWIN, C. Orgs. Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Ramirez, R. A., Narita, A. T., & Matos, T. V. de. (2021). Saberes experienciais em tempos de pandemia: narrativas docentes. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 115–128. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14379

Edição

Seção

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia