Educação em contexto de pandemia: breves reflexões

Autores

  • Mônica Mendes da Cunha Pestana Discente do Programa de Pós-graduação em Educação/ área de concentração Educação Social, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0001-8782-7593
  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar Docente do Programa de Pós-graduação em Educação/ área de concentração Educação Social, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0001-5577-6269

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14561

Palavras-chave:

Pandemia. Covid-19. Educação. Educação escolar. Educação básica.

Resumo

Desde o início de 2020, as escolas brasileiras foram fechadas, seguindo as recomendações internacionais para controle da disseminação da pandemia de Covid-19. Diante dessa, as escolas tiveram que se adaptar à situação rapidamente. Considerando esse contexto, os propósitos deste artigo são apresentar reflexões iniciais sobre as maneiras como o isolamento social tem contingenciado os processos de escolarização no Brasil e evidenciar desafios a serem enfrentados. O presente estudo caracteriza-se como um trabalho exploratório sobre a temática, a partir de busca de material bibliográfico e documental disponível na internet. Verificou-se que documentos divulgados pelo Ministério da Educação são superficiais no que se referem-se às formas de enfrentamento aos desafios cotidianos da escola básica, especialmente à falta de infraestrutura escolar e às características precárias de vida de parte significativa da população brasileira. O material bibliográfico localizado indica a existência de considerável quantidade de publicações sobre o tema no Brasil e o registro de desafios de diversas ordens às escolas, especialmente aos docentes, que têm sido tomados como atores fundamentais nesse contexto. 

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Biografia do Autor

Mônica Mendes da Cunha Pestana, Discente do Programa de Pós-graduação em Educação/ área de concentração Educação Social, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Especialista em Metodologia para Educação Bilíngue. Graduada em Letras Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2018) com o trabalho de conclusão de curso na temática bilíngue com o título "A educação bilíngue no Brasil atual", qual teve como proposta a implantação do ensino bilíngue em regiões fronteiriças. Atualmente instrutora de Idiomas na Escola CNA - Inglês Definitivo. Experiência na área de Língua Inglesa e Redação (Língua Portuguesa) na Escola Adventista (EACO) na Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Grande bagagem adquirida na área de Coordenação Pedagógica - Colégio Mente Ativa/Educação Corporativa - em Corumbá/MS. Possui habilidades no ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil e Fundamental I obtidas na Rede Salesiana de Ensino (CSST - Colégio Salesiano de Santa Teresa).

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Docente do Programa de Pós-graduação em Educação/ área de concentração Educação Social, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidad de Alcalá (2005), na Universidade Estadual de Campinas (2011) e na Universidade de Lisboa (2017 a 2018). É professora Titular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Pesquisadora Sênior Voluntária da mesma universidade, onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação - Educação Social, no Campus do Pantanal.

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Publicado

28/07/2021

Como Citar

Pestana, M. M. da C., & Kassar, M. de C. M. (2021). Educação em contexto de pandemia: breves reflexões. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 2(2), 22–37. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14561

Edição

Seção

Dossiê 2 - Educação em tempos de pandemia