Indicadores de metodologias ativas no ensino remoto emergencial

Paula Patrícia Barbosa Ventura

Resumo


Pesquisas sobre metodologias ativas vêm sendo realizadas em cursos superiores ministrados no ensino remoto emergencial. Nessa perspectiva, o artigo em questão objetiva investigar a inclusão dos indicadores de metodologias ativas na prática de uma docente de uma instituição federal de ensino no semestre 2020.1. A pesquisa se caracterizou como de opinião no modelo escala de likert. Participaram da investigação, 28 discentes da disciplina de Didática Geral das licenciaturas em Educação Física e Matemática. Como instrumento, recorreu-se a um questionário no Google Forms contendo 14 questões. A análise dos dados seguiu três fases: preparação, descrição e interpretação dos dados. Os resultados mostraram que a docente apresentou todos os indicadores de metodologias ativas discutidos no referencial teórico, variando entre 57,1% a 92,9%. Apesar de terem sido desenvolvidos para o ensino presencial, os indicadores se mostraram aplicáveis à uma realidade específica como o ensino remoto emergencial.


Palavras-chave


Indicadores de Metodologias Ativas. Ensino Remoto Emergencial. Educação Superior.

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DOI: https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14521

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