Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio

Authors

  • Paulo César Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Keywords:

Gramática. Ensino. Língua Portuguesa.

Abstract

Este trabalho teve como principal objetivo testar e/ou avaliar uma proposta de gramática no Ensino Médio, utilizando-se de um método contextualizado e que fizesse parte do cotidiano do educando. Tivemos como princípio e base deste trabalho estudos bibliográficos sobre o assunto de Morfologia, especificamente sobre os substantivos, a partir de gramáticas normativas e teorias linguísticas. Mesmo sendo difícil acabar com o tradicionalismo presente nas aulas de gramática, concluímos nosso trabalho de forma satisfatória e percebemos que os alunos realmente aprenderam os conteúdos trabalhados referentes aos substantivos, fato este que deixou-nos bastante esperançosos com um ensino de Língua Portuguesa de melhor qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo César Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor da rede estadual de ensino; graduado em Letras pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; especialista em Linguística pela UFGD -Universidade Federal da Grande Dourados; pósgraduando em Mídias Educacionais pela UFMS.

Published

2013-07-05

How to Cite

Gonçalves, P. C. (2013). Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 101–118. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833

Issue

Section

Artigos Fluxo Contínuo