Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Horizontes Revista de Educação é uma publicação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD), on-line, com publicação em fluxo contínuo, que objetiva divulgar e socializar artigos científicos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas. Abre espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisadores, professores e profissionais da educação de modo geral, valorizando a produção do conhecimento e a troca de experiências.

É objetivo da Horizontes - Revista de Educação acolher produções que abordem temas da área de educação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

A Horizontes Revista de Educação considera para publicação trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades:

• Artigos científicos

• Ensaios
• Relatos de experiência

• Entrevistas

• Resenhas

• Resumos de pesquisas (monografias, dissertações e teses)

• Traduções

          A aceitação para publicação de qualquer trabalho está subordinada à prévia aprovação do Conselho Editorial, e avaliação pelos pares, conforme especificado no item Processo de Avaliação pelos Pares.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista Horizontes passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstract número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente, são submetidos a pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas mem sistema de duuplo cego.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Periodicidade

A HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO é uma publicação publicada em Fluxo contínuo a partir de 2021, editada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Horizontes é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos. 

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2017-2020)  - B1

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Histórico do periódico

A HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO foi criada em 2013, como uma iniciativa da Faculdade de Educação da UFGD, com objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos de pesquisa e relatos de experiencia, permitindo assim o intercambio de ideias e resultados de pesquisas.