https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/issue/feed Horizontes - Revista de Educação ISSN 2318-1540 2022-12-12T13:07:55+00:00 Fabio Perboni horizontesrevistadeeducacao@gmail.com Open Journal Systems <p>A<em> Horizontes: Revista de Educação</em> é uma publicação on-line da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD), que objetiva divulgar e socializar artigos científicos, trabalhos de monografias, artigos de final de disciplina e de iniciação científica, estudos de caso, relatos de estágios, entrevistas, entre outras experiências. Abre espaço para a apresentação de trabalhos de alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da educação básica de modo geral, valorizando a troca de experiências. É objetivo da Horizontes: Revista de Educação acolher produções que abordem temas da área de educação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.</p> <p align="left">Quais 2017-2020 - B1 </p> <p align="left"><strong>Ano de fundação:</strong> 2013</p> <p align="left"><strong>e-ISSN:</strong> 2318-1540<br /><strong>Título abreviado:</strong> Horizontes<br /><strong>E-mail:</strong> <a href="mailto:%66%61%62%69%6f%70%65%72%62%6f%6e%69@%75%66%67%64.%65%64%75.%62%72">fabioperboni@ufgd.edu.br</a><br /><strong>Unidade:</strong><strong> </strong>FAED<br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.30612</p> <p align="left"><strong>Link Citações Google Scholar: <a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=DbdKG30AAAAJ&amp;hl=pt-BR">https://scholar.google.com.br/citations?user=DbdKG30AAAAJ&amp;hl=pt-BR</a></strong></p> <p align="left"><strong><a title="Indexadores" href="https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/indexadores" target="_blank" rel="noopener">Indexadores</a></strong></p> <p align="left"><strong> </strong></p> <p align="left"><strong> </strong></p> https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16606 A educação básica na América Latina em debate 2022-12-11T13:59:30+00:00 Andréia Vicência Vitor ALVES andreiaalves@ufgd.edu.br <p>Este dossiê propõe uma reflexão sobre a Educação Básica na América Latina. Consiste em esforços investigativos empreendidos sobre política pública, gestão e formação de professores na Educação Básica em países da América Latina, considerados de suma importância para o conhecimento da realidade educacional desses países, que de certa maneira influenciam nossa cultura. Vale dizer que esses estudos são contribuições de integrantes da pesquisa em rede “A Educação Básica em países do Mercosul, coordenado pela professora Andréia Vicência Vitor Alves, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).</p> 2022-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16607 Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai 2022-12-11T14:04:09+00:00 Carolina Guane GONZALES carolinaguane@gmail.com Mara Lucineia Marques Correa BUENO mara.marques@ufms.br <p>Esta pesquisa trata dos desafios na prática pedagógica docente da alfabetização no contexto de fronteira entre Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai, envolvendo alunos paraguaios que estudam nas escolas brasileiras. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: Quais são os desafios que os professores alfabetizadores enfrentam no contexto de fronteira? Existem políticas públicas e formação voltada para a área de fronteira? A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental. O artigo foi divido em três seções, a primeira seção trata sobre o conceito de fronteira e o processo de alfabetização, a segunda seção trata sobre a realidade das cidades gêmeas lócus da pesquisa e a terceira seção trata sobre os desafios no processo de alfabetização na região de fronteira.</p> 2002-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16609 Educação para a infância: histórias na fronteira Brasil e Paraguai 2022-12-11T15:25:32+00:00 Luciene Cléa da SILVA luciene.silva@ufms.br Magda SARAT magdaoliveira@ufgd.edu.br Natália Alvarenga RODRIGUES nattysqn@gmail.com <p>A constituição da história da educação está ligada às transformações sociais, culturais e políticas que acontecem na sociedade. Consequentemente, a história da educação para a infância e a história das instituições educativas que se organizaram para atender a este grupo específico também se relacionam às mudanças ocorridas no meio que as acolhe. Assim, o objetivo deste trabalho foi conhecer a história da educação para a infância na fronteira Brasil e Paraguai, refletindo sobre algumas particularidades que a constituem e também compõem a história da educação fronteiriça. Através de pesquisas mais amplas, relacionadas ao desenvolvimento da tese de doutorado “Trajetórias de Formação de Professoras da Infância na Fronteira de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY” (SILVA, 2020) e do trabalho de conclusão de curso “A Educação para a Infância no Contexto Fronteiriço entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Algumas Reflexões” (RODRIGUES, 2021), além de pesquisas bibliográficas respaldadas por revistas e livros digitais, artigos científicos, teses e dissertações que se aproximaram da temática, buscamos compreender como os<br />países apresentados organizaram esses espaços educativos e como as relações sociais e culturais influenciaram a constituição histórica das mesmas. Os resultados encontrados demonstraram poucos estudos sobre a temática nesta região, especialmente no que se refere a pesquisas e publicações voltadas para a fronteira de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), evidenciando assim<br />a necessidade de ampliar as discussões sobre a temática e expandir o leque de investigações e aprendizagens sobre o assunto.</p> 2002-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16608 Políticas educacionais: a formação continuada dos professores na fronteira Brasil – Paraguai 2022-12-11T14:44:48+00:00 JaquelineJociele LEDUR jaque_ledur@hotmail.com Celia Ortegas de OLIVEIRA celia.oliveira1729@gmail.com Ana Claudia Dantas CAVALCANTI anacavalacanti@ufgd.edu.br <p>Objetivando analisar as propostas de formação Continuada de professores em consonância com os documentos oficiais, a partir das percepções e vivências de professores na região de fronteira Brasil-Paraguai. Assim, indagamos: a formação continuada dos professores em Brasil e Paraguai tem contribuído para o exercício das demandas pedagógicas existentes na contemporaneidade?<br />Buscamos, assim, um percurso metodológico de revisão bibliográfica, análise documental nos países do Brasil e Paraguai, fundamentalmente no Plano de Educação e nas leis de Educação, especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB (Brasil) e a Ley General del Educacion, do Paraguai. Adotamos para análise o referencial teórico de análise de conteúdo de Bardin (1977). A pesquisa de campo envolveu dois campos, sendo, o campo (1), o município de Ponta Porã(Brasil) e o campo (2), no município de Pedro Juan Caballero(Paraguai).O instrumento de coleta de dados, foi realizado através de questionário via googleforms. A pesquisa demonstrou que as percepções teóricas de Moacir Gadotti (2010) nos ajudam a entender que a formação continuada requer sentidos que envolvam saberes entre escola e sociedade que estão longe de se encaixar em uma concepção de educação empresarial adotada pelos países em questão impactando assim, numa educação de qualidade.</p> 2002-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16611 A educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Uruguai 2022-12-11T21:56:58+00:00 Andréia Vicência Vitor ALVES andreiaalves@ufgd.edu.br Jonata Cristina dos SANTOS jonatacristina@gmail.com Giovanna de Matos Moraes CARNEIRO giovanna.mmc92@gmail.com <p>Este estudo objetiva uma analise comparativa da normatização vigente sobre a Educação Infantil em dois países que fazem parte do Mercosul, o Brasil e o Uruguai, sendo ela denominada Educação Infantil no Brasil e Educação Inicial no Uruguai. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como corpus de análise os textos constitucionais, as leis ou regulamentos gerais da educação nacional e as leis específicas que tratam dessa Educação em ambos os países. Conclui-se que tal Educação nesses dois países vem apresentando ganhos em termos normativos a partir dos anos de 1980, pós-ditadura militar, garantindo-a como direito da criança, sendo ele obrigatório a criança de quatro e cinco anos no Brasil e de três a cinco anos no Uruguai.</p> 2002-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16612 Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira: a consolidação do discurso da BNCC 2022-12-11T22:43:06+00:00 Janaina Bulcão de OLIVEIRA Janamiguel89@gmail.com Thaise da SILVA thaisesilva@ufgd.edu.br <p>O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente neste material que por sua vez revela práticas educativas, constrói e consolida discursos. A base teórica será a dos Estudos Culturais (EC) e metodologia utilizada será a qualitativa, de cunho documental. Com base nas análises realizadas conclui-se que o livro foi elaborado para legitimar o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazendo de forma implícita e explícita fragmentos deste documento legal nas páginas do mesmo. A forma<br />simplória como os textos foram elaborados e apresentados parece inadequada para professores já formados em nível superior e a falta de menção a pesquisadores, autores e estudiosos da área também chama atenção.</p> 2022-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16613 Gerencialismo ou democracia: por onde anda o Conselho Nacional de Educação? 2022-12-11T23:21:38+00:00 Caroline Touro BELUQUE carolinebeluque@gmail.com Regina Celia de Morais Alves SILVA regina.alves@ifma.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas concepções teórico-críticas sobre os conceitos de gestão gerencial e gestão democrática. Em seguida, analisaremos os que tais concepções contribuem para observarmos sobre o Conselho Nacional de Educação - CNE e, em que medida, a partir de um olhar na trajetória da constituição do referido conselho, temos a gestão democrática e/ou gerencial marcada pelas ações e lutas desta importante ferramenta de gestão da educação no Brasil. Afim de embasar nossa discussão, traremos à luz as importantes contribuições de Gramsci (2004) como fio condutor no pensamento de formação sobre o conceito de Estado, o papel dos cidadãos frente às demandas de articulação política e social, bem como a regulação deste Estado diante das decisões para a formação das políticas públicas como ferramenta de formação do sujeito.</p> 2022-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16614 “Lo que vale en teoría, no vale en la práctica”. Coherencia percibida entre orientaciones del proyecto educativo institucional y gestión pedagógica 2022-12-11T23:36:44+00:00 Jorge Alarcón LEIVA joalarcon@utalca.cl Camila González CANCINO gonzalezcancinocamila@gmail.com Catalina Gotelli ALVIAL catagot@gmail.com <p>O Projeto Educacional Institucional (PEI) é um instrumento político e técnico que orienta o trabalho institucional. Um dos desafios atuais do ensino está na necessidade de articular a gestão pedagógica da sala de aula e as diretrizes declaradas no PEI, no que diz respeito ao modelo de ensino-aprendizagem, planejamento de ensino, avaliação da aprendizagem, recursos educacionais, desenvolvimento de competências em TIC e inclusão educacional.Nesse contexto, o estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos professores sobre a coerência existente entre o PEI e a gestão educacional. O estudo assume uma abordagem investigativa de metodologia mista, sob o paradigma positivista e hermenêutico de tipo exploratório. Para isso, foi aplicada uma entrevista semiestruturada como técnica de coleta de informações, a 21 professores da comuna de San Javier. Os principais resultados permitem concluir que os professores compreendem e valorizam a importância do PEI. No entanto, eles não participam ativamente de sua elaboração, ao mesmo tempo em que apresentam uma compreensão ampla de seu papel profissional, mas relatam que existem fatores internos e externos da profissão que limitam a aplicação prática de suas competências em sala de aula.</p> 2022-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16615 A privatização na e da educação básica no Brasil e no Chile 2022-12-12T03:08:33+00:00 Andrêssa Gomes de Rezende ALVES andressa.alves@uems.br Maria Dilnéia Espíndola FERNANDES mdilneia@uol.com.br <p>O trabalho objetiva analisar as diferentes formas de privatização da educação básica ocorridas no Chile e no Brasil. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise das Constituições e da legislação educacional vigentes nos referidos países. Os resultados apontam que a educação no Chile esteve predominantemente controlada pela iniciativa privada enquanto resultado da reforma neoliberal da década de 1980 e favoreceu sua total subordinação às leis do mercado, em processo de privatização da educação. O caso brasileiro está marcado por processos de privatização na educação, quando o fundo público é disputado por diferentes atores dos setores público e privado, quando estes últimos se apresentam, predominantemente, enquanto parceria público-privada e inserem, nas políticas públicas educacionais, a lógica do setor privado.</p> 2022-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16616 A produção acadêmica sobre a educação básica no contexto da América Latina: tendências investigativas 2022-12-12T03:29:23+00:00 Elis Regina dos Santos VIEGAS elisreginaviegas@gmail.com <p>o presente trabalho tem como objetivos identificar e analisar trabalhos oriundos dos Programas de Pós-Graduação (strictu sensu) brasileiros que têm como foco a produção das pesquisas a respeito da educação básica no contexto da América Latina. Realizamos um levantamento do tipo estado do conhecimento no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com suporte qualitativo a partir de consulta parametrizada junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diante do mapeamento desenvolvido, foi possível identificarmos que há pesquisas (2014 a 2020) que se debruçam sobre a temática da educação básica no contexto da América Latina, porém, frente ao quantitativo geral observado, estes são considerados incipientes, o que demanda incremento por parte das instâncias de financiamento (bolsas, grupos e/ou linhas, projetos e parcerias de pesquisa) na área de conhecimento da “Educação”, como caminho de integração dos países que fazem fronteira com o Brasil. Em termos de tendências investigativas podemos inferir que o interesse pelas orientações oriundas de organismos internacionais é crescente, o que demonstra preocupação por parte dos pesquisadores em relação as interferências políticas, sociais e culturais na região.</p> 2022-12-12T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022