Ensino de História e usos das diferenças: construindo caminhos, trilhando possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12315

Palavras-chave:

Ensino de História. Gênero. Raça. Arte.

Resumo

Neste  artigo,  propomos  uma  reflexão  acerca  de  nossas  experiências enquanto professora/pesquisadora junto a alunos e alunas do ensino fundamental em uma escola pública do Distrito Federal. Trata-se de pensar o ensino de História, suas possibilidades e a potência de práticas pedagógicas que tenham como ponto de partida o  questionamento  dos  mecanismos  e  instituições  que  fixam  identidades  e  constroem diferenças,sobretudo  as  de  raça  e  gênero,  promovendo  a  desnaturalização  de  tais construtos e a criação de outras representações, outras narrativas abertas ao múltiplo, ao plural.

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Biografia do Autor

Fabiana Francisca Macena, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Atua principalmente nos seguintes temas: Brasil Império, práticas abolicionistas, resistência escrava, história das mulheres, gênero e ensino de História.

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

Macena, F. F. (2020). Ensino de História e usos das diferenças: construindo caminhos, trilhando possibilidades. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 102–126. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12315